Seu cachorro está chorando muito?

Seu cachorro está chorando muito?

Ninguém gosta de ver o seu cãozinho chorando, ainda mais quando o choro dele se prolonga por muito tempo e não se sabe o porquê. E fica pior quando o motivo não está claro para o tutor, pois a dúvida faz com que o dono do animal não saiba o que fazer, o que aumenta o sofrimento de ambos e retarda a solução do problema.

Pensando nisso, este artigo veio para esclarecer as principais razões que fazem um cachorro chorar muito e o que fazer nessa situação. Se você tem um cão, então, acompanhe o que vem a seguir, pois, as informações que serão dadas te ajudarão bastante! Boa leitura!

Cachorro chorando muito: o que pode ser?

Se o cachorro anda chorando muito ultimamente, é claro que o motivo pode ser físico, psicológico ou devido a alguma mudança da rotina dele. Confira a seguir as principais causas que fazem o cão chorar mais do que o normal.

Chorando com fome ou frio

Cachorros chorosos e com personalidade triste podem ser assim por conta de uma má alimentação, pois uma dieta pobre não proporciona nutrientes suficientes para que o cão tenha um nível alto de vitalidade e energia.

O que também faz os cães chorarem é o frio. Como eles têm sangue quente, acabam sentindo frio quando a temperatura externa do corpo cai, pois, sozinhos, não conseguem se adaptar à temperatura baixa. Nesse caso, é interessante observar se, além de chorar, o cachorro dorme mais tempo durante o dia ou se ele treme enquanto está deitado.

Solidão ou tédio

Cachorros solitários ou entediados também choram. Se o pet está acostumado a ter o tutor por perto durante muito tempo, é possível que reaja à solidão chorando, quando o seu dono se ausenta por várias horas. Ademais, a solidão provoca tédio e estresse no cão, o que pode levá-lo à depressão profunda.

E, por falar em tédio, o cachorro entediado costuma chorar para se lamentar e chamar a atenção do tutor. Nesse caso, o cão não apenas chora, mas desenvolve um comportamento destrutivo, a ponto de mastigar móveis da casa ou desenterrar plantas, por exemplo.

– Saudação ou excitação ao se comunicar

Às vezes, alguma atitude do cachorro pode parecer choro, mas essa é uma forma de o cão querer o tutor ou alguém por perto. No mais, se o seu cão está excitado, choramingar pode ser a maneira de ele gastar energia, além de pular para cima e para baixo ou correr ao redor do tutor. Parte desse tipo de comportamento também pode ser apenas uma busca por atenção.

– Estado de saúde do cão

Muitos cães choram quando sentem dor ou quando estão doentes. Se ele não está bem fisicamente, choramingar pode ser a maneira de ele te mostrar isso, mas também pode ser o meio de ele tentar se acalmar, e não de tentar chamar a sua atenção.

Já no que se refere aos fatores psicológicos, o cão pode chorar quando está estressado, ansioso ou com medo, mas ele pode reagir assim também quando briga com outros cães ou passa por situações de abuso. Essas experiências desenvolvem tristeza, medo ou trauma, além de desencadearem outros sentimentos negativos no cão.

– Mudanças de ambiente

Mudanças inesperadas podem fazer o cachorro chorar. Quando se fala em mudança, ela pode ser de qualquer espécie, como a perda de alguém da família ou de um outro cão com quem o cachorro convivia. A chegada de um novo cachorro, de um bebê em casa ou simplesmente alterações na rotina do lar onde ele vive também podem representar motivos para o pet chorar.

Independentemente do que aconteça, a mudança repentina pode acabar atingindo o seu cãozinho de forma negativa.

Cachorro chorando muito: o que fazer para parar?

Dado que você não tem mais dúvidas de que o seu cachorro está chorando além do normal, é hora de tomar providências. Confira as dicas a seguir e descubra o que fazer para ajudá-lo nessa situação.

Saiba quando ceder e quando ignorar

Não ceda imediatamente a todas as vontades do seu cachorro, pois isso o treina a reclamar de tudo. Claro que é difícil resistir quando o cãozinho reclama e chora por qualquer coisa, mas se você ceder de imediato, e por qualquer motivo, ele pode acabar se tornando um cachorro chorão.

Além disso, seja seletivo sempre que o seu cachorro choramingar. Se você tiver certeza de que não há necessidade de responder aos choros dele, ignore-o. Ao perceber que ele parou, ofereça alguma recompensa ou elogie-o. Seguir essas dicas vai te ajudar a não negligenciar, nem recompensar o mau comportamento do cão.

Faça passeios e exercícios com o cão

Talvez o seu cachorro chore, porque ele está apenas querendo passear ou fazer exercícios. Tente fazê-lo feliz levando-o para um passeio ou exercícios em locais como praça, parque, campo, lago, praia ou algum local próximo que você sabe que ele gosta de ir.

Os cães gostam muito de passar o tempo com seus tutores, ainda mais em situações em que atenção esteja centrada nele. Ao levá-lo para fazer exercícios ou passear, ofereça ao cãozinho mimos e carinho, além de falar com ele, assim, o cachorro vai sentir que o tutor o considera importante.

Torne o ambiente agradável

Não importa: cachorros adultos e filhotes com energia física ou emocional reprimida têm mais probabilidade de choramingar, então, tente proporcioná-los um ambiente agradável, calmo e com brinquedos para se divertir. Além disso, passe um tempo com seu cão em casa ou façam alguma tarefa juntos.

Você pode dar brinquedos ao animal ou improvisar algum objeto para ele se divertir, mas lembre-se de o brinquedo deve ser compatível com o tamanho do cachorro. Se o brinquedo for muito menor do que o cão, ele pode engasgar; se for grande, ele não vai conseguir pegá-lo e, logo, o deixará de lado.

Evite repreender ou castigar seu cão

Antes de castigar ou repreender o seu cachorro, observe a situação e analise as razões da lamentação do seu cãozinho. Nunca puna e nem grite com seu cachorro por ele estar choramingando, pois, isso pode torná-lo ainda mais medroso ou ansioso e pode levá-lo a ter um comportamento agressivo.

Se o seu cão aparenta estar temeroso, ansioso ou estressado, procure descobrir a origem do problema. Muitos medos e fobias podem afetar os cães. Se você for capaz de descobrir o motivo, poderá treinar o seu cão para ele superar o medo que tem.

Tente entender o que o seu cãozinho está passando O físico e o psicológico do cão ou uma mudança na rotina do ambiente onde ele vive podem ser a razão para o cachorro estar chorando muito. Mas, uma vez identificado o motivo de tanto choro no animal, conseguir chegar à solução é possível sim, a ponto de o tutor resolver a situação sozinho mesmo, com atitudes bem simples e sem precisar de ajuda de um profissional.

Chorar muito não faz parte da personalidade dos cães, e isso geralmente significa que há algum problema. Apesar de ser ruim para o tutor e para o cachorro, é um incômodo que tem solução. E você, está pronto para exercer as dicas aqui fornecidas?