Proprietários ampliam a expectativa de vida de peixes com observação diária dos habitantes dos aquários

A observação e comprovação diária dos habitantes do aquário são as medidas essenciais para a prevenção de doenças. Uma inspeção diária, rápida, revelará qualquer problema antes que se faça algo mais grave. Uma inspeção inicial e um diagnóstico de uma anormalidade ou de um problema qualquer que seja, conduzirá ao tratamento oportuno e a aumentar as possibilidades de solução aos problemas que podem ser provocados à saúde dos peixes.

Os peixes têm necessidades muito elementares que compartilham com a maioria das criaturas: alimento, luz e água. Os peixes também partilham a nossa aversão ao stress e à poluição e estarão mais saudáveis e serão mais felizes num meio ambiente equilibrado. Quanto à alimentação, verifica-se enorme variedade de alimentos disponíveis, e isto pode ser uma questão a ser bem refletida quando tiveres de fazer a melhor escolha para os habitantes do seu aquário.

Conhecer as necessidades nutritivas dos peixes é um fator importante para a saúde e longevidade deles. Ler bem as etiquetas antes de comprar permite fazer com que não se engane. As proporções destes diversos elementos variam conforme as espécies e suas dietas.

Uma consulta ao veterinário ou com o dono da loja que te vendeu o peixe é uma ação importante para que você conheça as necessidades especificas do seu peixe. Na maioria dos casos, é interessante (e também indispensável) completar a alimentação dos peixes com outras fontes de alimento apesar de serem em momentos particulares (ativar ou provocar uma reprodução) ou em momentos em que os peixes necessitam de complementos.

Já a água limpa nos aquários é tão essencial para os peixes como o ar puro para nós. Os peixes “respiram” o oxigénio da água como nós respiramos o oxigénio do ar. E é essencial que tenham todo o oxigénio que necessitam. Uma bomba de ar é necessária para assegurar que a água contenha oxigénio em quantidade suficiente. Nunca utilize diretamente água da torneira, pois ela contém cloro e o cloro é prejudicial para os peixes. Produtos que eliminem o cloro devem ser utilizados na preparação da agua que será utilizada no aquário.

 

Fonte: http://bit.ly/RBZE2b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *