Porque treinar o seu cachorro?

Só por pensar em proporcionar cuidado com a saúde e treinamento para o seu cachorro, você já mostrou que é um excelente pai ou mãe do seu animal de estimação. PARABÉNS! Você tem um cachorrinho de sorte!

“Quem é que nunca sonhou em ter um cachorro comportado, que sabe fazer suas necessidades no lugar certo? Esse sonho pode ser bastante distante para certas pessoas. Porém, o que pouca gente sabe, é que adestrar seu cãozinho é muito mais fácil do que se pensa! O ingrediente principal nós já sabemos que você tem – o amor”.

Se você quer saber o passo a passo de como adestrar seu cachorro, você precisa conhecer esse Guia produzido por especialista em Comportamento Animal e apaixonado por cães.

Cachorro cria um amor incondicional… e responsabilidades também!

Um relacionamento entre pessoas e cães cria um amor incondicional, mas também muitas responsabilidades para os “pais” dos animais de estimação. Você deve cuidar adequadamente da saúde do seu cachorrinho, da sua nutrição e também prover treinamento em como seu cão deve viver e se comportar perante outros membros da família.

Infelizmente, cachorros não vêm com manual de instruções e é seu dever ensinar as competências básicas. Como os cachorros têm um comportamento bem diferente dos humanos, tais comportamentos, frequentemente, se confrontam com as nossas expectativas.

À medida que fomos crescendo, aprendemos com os adultos. É possível que alguns adultos nas nossas famílias tenham sido bons professores e outros não. Alguns comportamentos aprendemos por observação, nas escolas. O comportamento que é aceitável na nossa família pode não ser em outras famílias da mesma vizinhança mas, em geral, aprendemos um padrão de boa cidadania para uma boa convivência. Bem, agora é a sua vez de ensinar essas competências ao seu cachorro!

Porque treinamento para o seu cachorro?

Amor incondicional!

No inicio, o seu cachorro não sabe que ele não deve fazer xixi no tapete ou pular em você ou te jogar no chão. Ele não sabe o que é certo ou errado. Ele não tem um manual que lhe diga para não mastigar o seu sapato tão caro! Ele não tem a menor ideia como se comportar com o vizinho assim como não sabe por que não cavar um buraco no jardim? É sua responsabilidade ensiná-lo!

Como “pais” de cachorro, temos que ensinar os nossos cães como viver e se comportar com outros membros da família e nos certificar que eles não perturbem outros quando forem à rua.

Você sabia que adestrar o seu cachorro pode ajudar a você mesmo? Quando levar o seu bem treinado e bem comportado cachorro para passear ou para a casa de alguém, então ele precisará ter boas maneiras para não lhe criar problemas. E os elogios que você receberá pelo seu cachorro vão valer a pena!

Estabelecendo Metas

Estabelecer metas para o seu cachorro é a melhor maneira para que ele possa aprender habilidades básicas e avançadas. É necessário prover um treinamento de cada vez para não confundi-lo. Então, estabeleça uma meta e use métodos positivos baseado em recompensa para o alcance da meta.

Além disto, é preciso aceitar cada cachorro como ele é, e entender que cada um terá sua própria habilidade de aprendizado. Cuidado para não comparar o seu cachorro atual com o prévio ou com outros.

Cães são companheiros para a vida toda. Se o seu cachorro não tiver as condições para se tornar aquele cachorro das suas expectativas, então, repense as suas expectativas!

Organize tempo para o treinamento

Primeiramente, não há regras ou diretrizes sobre horários para treinamentos, você pode fazê-lo a qualquer hora, manhã ou noite – um horário que você esteja bem disposto, mas também é importante reconhecer o momento que o seu cão esteja preparado.

Porque treinamento para o seu cachorro?

Para treinar seu cachorro você precisa de pouco tempo

Algumas pessoas são muito ocupadas e alguns nem percebem o trabalho envolvido no treinamento de cães (especialmente de filhotes). Com a ajuda de métodos efetivos e positivos, você certamente poderá adestrar o seu cachorro sem perder muito tempo.

Há guias diferentes para treinamento de cães por toda a Internet, mas caso queira um guia completo em como adestrar o seu cão e lidar com tipos de comportamentos, recomendamos o  Guia de Adestramento de Cães. Tudo que você precisa são apenas 15 minutos para adestrar o seu cachorro. Utilizando programa de treinamento profissional, você economiza muito tempo e sabemos que você consegue 15 minutos do seu dia !

Siga as Regras da Casa

É importante estabelecer limites e regras antes de trazer um novo cachorro para sua casa. Você pode confundir o seu cão se ensiná-lo um conjunto de ações e então decidir que não são mais aceitáveis. Quais são as regras da casa? Você permitirá ao seu cachorro sentar no sofá? Você permitirá dormir na sua cama? Permitirá pular em você? Permitirá lhe beijar no rosto? Se você tiver outros cães, como quer que o novo membro interaja com os demais?

Porque treinamento para o seu cachorro?

Você permitirá ao seu cachorro sentar no sofá?

Compartilhe os limites e as regras com os demais membros da família ou residentes para que todos estejam na mesma página assim o seu cachorro não fica confuso se você normalmente o deixa dormir em sua cama, mas alguém não lhe permite quando você não está em casa.

Quão inteligente é o seu cachorro?

O Border Collie é mais inteligente que o Pastor Alemão? Ou Poodle é mais inteligente que o Golden Retriever? Apesar de tantas teorias desenvolvidas e disponíveis em todo o mundo, ainda não há uma forma de medir inteligência. Até hoje, cientistas não foram capazes de criar um método consistente para medir a inteligência humana. Então, como podemos esperar uma ferramenta de inteligência capaz de medir inteligência canina uma vez que há muito pouca pesquisa realizada nesta área?

Sendo assim, como mostrar a inteligência dos cachorros? A maneira de usar ferramentas diferentes? Boa memória? Ou habilidade de resolver problemas? Alguns argumentam que cães da raça Basset Hound que sentam-se à espreita da porta esperando seu jantar são mais inteligentes que Golden Retriever que acham um caminho abrindo a porta.

Porque treinamento para o seu cachorro?

Quão inteligente é o seu cachorro?

De acordo com o psicólogo Stanley Coren, a habilidade mental do cachorro é semelhante a de 2 a 2½ de uma criança, o que significa que, indiferentemente de raça, todo cachorro pode aprender até 106 palavras, contar até 5 e aprender sinais.

No entanto, alguns cães são mais espertos que outros. Mesmo que seu cachorro tenha dificuldade em aprendizagem de alguns comportamentos, lembre-se sempre que o importante é construir um relacionamento de amizade.

Se você quer saber o passo a passo de como adestrar seu cachorro, você precisa conhecer o Guia de Adestramento de Cães  que reúne técnicas de Adestramento  que podem ser aplicadas por qualquer pessoa que seja apaixonada por cachorros.

Fonte:  ONLINE DOG TRAINER

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Confira 10 dicas sobre adestramento de cães

Confira 10 dicas sobre adestramento de cães

Adestramento: o que é o reforço positivo?

Como deixar o cachorro sozinho em casa?