De coração aberto

De coração aberto

Os nossos filhos crescem e saem de casa. Nenhum cachorrinho vai querer sair de casa ao crescer.  Os nossos bichinhos de estimação são para sempre e isso requer o nosso comprometimento!

Muitas vezes, observamos famílias em busca de um animalzinho de estimação sem ter a real consciência da responsabilidade e compromisso requerido. Quantas vezes vemos pais que adquirem ou adotam cachorrinhos por força da influencia dos seus filhos, ou pessoas que os obtêm por um propósito definido como vigilância, guarda da propriedade, ou, ainda, casos de pessoas que inusitadamente ganham como presentes.

A chegada de um animal de estimação exige os mesmos cuidados que a de um bebê. Para os cães não é muito diferente, precisamos nos preparar e pensar em todos os detalhes. Não podemos ter peixes se não temos um aquário ou um lago. E vamos ser realistas: cachorros não são gatos! Em nossas casas, eles são dependentes de nós. Eles têm uma carência especial e, cada um, uma personalidade distinta.

É muito importante identificar qual raça melhor se adequará ao nosso estilo de vida, ao tamanho do nosso ambiente e, principalmente, a nossa disposição.  Por exemplo, se a pessoa não gosta de pelo ou tem alergia não deve ter um Beagle ou se mora em um espaço pequeno deve considerar o porte do animal, como por exemplo, das raças Shih Tzu, Pug, Yorkshire Terrier ou Buldogue Francês.enhanced-buzz-13987-1365542185-20

Temos que lembrar que é preciso paciência desde quando chegam aos nossos lares, ainda filhotes até o seu envelhecimento. Treiná-lo onde fazer o xixi e côco não é uma tarefa fácil! E quando moramos em apartamento, levá-los às vias públicas, faça sol ou chuva também requer disposição. Ao envelhecer, devemos nos certificar que os trataremos com o devido carinho e, na prática, com tratamentos veterinários, ração apropriada, evitar mudanças bruscas no mobiliário e no ambiente que ele mais frequenta, evitar pisos escorregadios.

O cachorro certo no lar certo!

  • Não obtenha o seu cão por impulso. Faça uma pesquisa sobre raças, comportamento e personalidade dos cães. Cães da raça Shih Tzu, por exemplo, encantadores, muito bonitos, bem comportados, de postura firme e semblante dócil. Sua expressão é quente, doce e de olhos bem abertos, dando a impressão de confiança e simpatia. Shih Tzu é ao mesmo tempo um cão de colo suave e um companheiro vivaz. Ele tem uma atitude otimista e gosta de jogar e brincar. É afetuoso com sua família e bom com crianças. Se quiser conhecer o comportamento de outras raças conhecidas, leia este artigo que compara a personalidade dos cães com a dos seus donos famosos. 
  • Prepare o seu ambiente para a chegada do seu cãozinho. É importante que ele tenha o seu próprio refugio, como uma caixinha ou uma caminha (tecido lavável é mais recomendado). Lembre-se de levar em consideração as características da raça do seu cachorro, se ele tem pelo curto sentirá mais frio. É também necessário os seus próprios recipientes de ração e água. E não podemos esquecer dos brinquedos!
  • Assim como nas crianças, a vacinação é fundamental para boa saúde.
  • Se tem idosos ou crianças em casa, tenha um cuidado ainda maior na escolha da raça. Algumas raças de cães não têm paciência com crianças e outros são muito ativos e barulhentos para os idosos.

Um lar acolhedor

O planejamento e os preparativos para a chegada de um bebê é uma grande prioridade de quem está grávida. O quarto do bebê chega ser simbólico, é como se o bebê fosse se “concretizando” a cada momento que ele vai tomando forma.

A chegada de um animal de estimação deve ser bastante semelhante, transforma radicalmente a rotina de uma casa e é muito provável que abriremos mão de muitos pormenores na nossa casa.

Mas, como citado no início deste artigo, eles vêm pra ficar, serão nossos companheiros até o fim. Eles não vão querer sair de casa quando crescerem.

iLYY0yNZUlFg9NlAU-253x253-150x150Cadastre seu Pet

Para promover uma maior interação entre os usuários, preparamos um espaço especial para seu Pet. Cadastre seu melhor amigo e publique em um diário eletrônico todas as fofurices do seu cãopanheiro!