Maternidade X PET
Redobre os cuidados com vacinação e higiene do Pet

Maternidade X PET

Muitas pessoas ainda acreditam que precisam se livrar dos animais de estimação quando descobrem que alguém da família está esperando um bebê. A confusão, que gera muitas dúvidas é muito comum por conta dos medos e mitos acerca da Toxoplasmose.

A infecção por Toxoplasma gondii é hoje muito disseminada ao redor do mundo, especialmente no Brasil. Ela é uma zoonose parasitária responsável por causar lesões clínicas polissistêmicas. Mais conhecida como doença do gato, pois o bichano é o hospedeiro definitivo do Toxoplasma. O hospedeiro definitivo é aquele que abriga o parasita até a fase adulta, ou seja, quando ele é capaz de se reproduzir e eliminar no ambiente oocisto (“reprodução do parasita”). Geralmente os gatos são infectados ao ingerirem animais caçados e cruz.

No entanto, qualquer animal pode ser hospedeiro intermediário (mamíferos e aves) do parasita, porque em algum momento da vida entrou em contato com o agente e se infectou.  Mas, por não ser um gato, o parasita fica vivo dentro dele (na musculatura principalmente), mas não se reproduz. Esses hospedeiros também podem ser fontes de infecção para os seres humanos.

Segundo a médica veterinária Ana Letícia Bambirra, o importante durante o período da gravidez é redobrar os cuidados com o animal, mantendo-o com as vacinas em dia e em uma excelente condição de higiene. “Com a higiene diária da vasilha sanitária do gato, não há tempo hábil para que o parasita torne-se infectante”.

Em muitos casos a toxoplasmose é transmitida mesmo sem o contato direto com os gatos. Isso acontece, pois a forma mais comum de pegar a doença é através da ingestão de verduras mal lavadas e carnes cruas. Por isso é preciso redobrar nossa atenção e lavar bem frutas e verduras, além do não consumo de carnes cruas e higiene das mãos. “Ao cozinhar, o indicado é não utilizar a mesma tábua para o corte de carnes e verduras que não serão cozidas”, explicou a médica veterinária.

Angelina Zanandrez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *