Maritacas são aves presentes no meio urbano,  mas que muita gente não consegue distinguir a qual espécie elas pertencem

Maritacas são aves presentes no meio urbano, mas que muita gente não consegue distinguir a qual espécie elas pertencem

Maritaca é um termo popular para se referir as diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. Dependendo da região, as maritacas são assim denominadas para as aves de médio porte, menores que os papagaios. Dentre as diversas formas populares e regionais, a maritaca é também chamada de maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras tantas.

Quanto menor o grau de conhecimento em relação as diferenças entre as aves, a tendência é chamar de maritaca ou maitaca, todo o psitacídeo menor que o papagaio. Nesta lista, portanto podem entrar tanto as maitacas do gênero Pionus, como periquitões e jandaias do gênero Aratinga, como até mesmo os periquitos do gênero Brotogeris. Não seria de estranhar que atribuíssem esta denominação genérica e generalizante, mesmo para um tuim(Forpus xanthopterygius).

Os mais velhos e os habitantes da zona rural conseguem fazer uma distinção clara entre as diversas espécies e sabem diferenciar uma maitaca de um periquitão e de um periquito. Com a urbanização e com o pouco contato com a natureza perdeu-se este referencial. Esta denominação é uma questão histórica e arraigada em nosso meio por nossa formação cultural.

 

Fonte: http://bit.ly/Tgpiu7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *