Manusear hamsters com delicadeza e paciência garante o bem estar do animal

Um pequeno bicho de estimação merece cuidados especiais quanto ao cuidado na hora de manuseá-lo nas mãos. A médica veterinária Lídia Augusto elencou algumas recomendações para que esta relação seja o mais saudável possível. Inicialmente, deixe que o hamster venha até sua mão. Tirá-lo à força da gaiola pode deixa-lo irritado.

Acaricie seu pet com cuidado e ofereça pedaços de comida. O ideal é que ele perceba que será seguro sair de seu pequeno lar. Nunca erga seu hamster muito algo, pois ele poderá pular e se machucar. Sempre que possível, permaneça sentado enquanto estiver com ele: caso ele pule, cairá sobre seu colo. Nesse caso, deixe-o pular para que não o machuque tentando impedi-lo.

Deixe que seu pet caminhe em suas mãos. Com o tempo, vá colocando seus dedos ao redor do corpo, para que ele fique acostumado com a ideia de ser manuseado. Caso seu hamster seja muito nervoso e tenha o hábito de morder, faça o mesmo processo acima, mas utilizando luvas. Quando perceber que ele não morde mais, retire as luvas.

Não pegue seu hamster após manusear qualquer alimento. A visão desses animais é ruim e eles são guiados pelo olfato, poderão morder suas mãos pensando que são alimentos. O importante ao comprar um hamster é agir com paciência e delicadeza. Sem dúvida, você ficará apaixonado por esse pequeno e divertido roedor!

 

Fonte: http://bit.ly/1vaATKx

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *