A escolha do gatinho – Gato Persa

Conhecidos pelo seu pelo longo, olhos claros e aspecto elegante, os gatos persa fazem as delícias de muitos amantes do mundo felino. Entre os gatos de pelo comprido, os persas são os que apresentam maior densidade.

História

Esta raça tem como país de origem a Pérsia (atual Irã) e também a Turquia. Atualmente é uma das raças felinas mais populares do mundo. Hoje, os persas derivam do cruzamento entre o Persa puro com o Angorá Turco branco. Há hoje mais de 100 diferentes combinações de cores para gatos dessa raça, variando desde o branco neve até o malhado (casco de tartaruga).

Características

Os gatos Persa apresentam coloração creme, vermelho, azul, preto, tartaruga azul, escama tartaruga, branca, bicolor creme, bicolor preto, bicolor vermelho, bicolor azul ou cálico. Olhos redondos e grandes, pelagem longa e pesam entre 3,5 kg e 7 kg, com altura de aproximadamente 25 cm. Além disso, têm expectativa de vida entre 15 a 20 anos.

Caráter

Estes bichanos são normalmente animais sossegados e tranquilos que passam grande parte do dia a dormir. São dóceis e fiéis ao dono.

Cuidados

O cuidado com os pelos e com os olhos deve ser diário. Além disso, os Persas não gostam de passar grandes períodos sozinhos. Se você gosta muito de viajar e está sempre fora de casa, um bichano dessa raça não é uma boa escolha, já que ele sofrerá muito com sua ausência.