Exercício, Disciplina e Afeto
Cachorro calmo e obediente precisa de disciplina e afeto

Exercício, Disciplina e Afeto

Sempre sou bombardeado por duas perguntas, a primeira delas é: O que significa um cão equilibrado? A segunda: O que você quer dizer com uma rotina de exercício, disciplina e afeto?

Algumas vezes muitos fazem essa pergunta por que assistiram ou leram Cesar Millan abordando os assuntos “equilíbrio” e “exercício, disciplina e afeto”. É como se esta interpelação trouxesse uma resposta que seria mais do mesmo.

O que tento explicar é que, por trás dessas quatro palavras há uma estrutura, uma fórmula (não mágica) sistemática de rotina.
Resumindo, um cachorro equilibrado é um cachorro ativo, porém calmo e submisso, obediente, curioso, brincalhão, explorador, mas cauteloso, despreocupado, carinhoso e paciente (sabe esperar), principalmente sociável com pessoas e cães. Essas são características mais primitivas de qualquer cão.

Para alcançarmos este estagio é preciso rotina de exercícios, disciplina e afeto (nesta ordem). Este tipo de fórmula produz o equilibro físico, mental e emocional para o cachorro. Alem de construir a base de relacionamento humano x animal: confiança (exercício), respeito (disciplina) e amor (afeto).

Para simplificar de forma prática, podemos traduzir o EXERCÍCIO em: caminhada e corrida. DISCIPLINA em: regras, limites e restrições. AFETO em: carinho, comida, brincadeira e descanso.
Cachorros felizes são os que vivem uma vida equilibrada. Os três pilares deste trabalho (baseado no do César), também representado no logotipo do Matilhando porque é minha fonte de inspiração (três cães, três etapas), conduzem ao caminho do equilíbrio.

Roberto Medeiros


matilhandoSobre Roberto Medeiros

Dog Trainer, Dog Walker e Idealizador do Matilhando. Apaixonado pela vida, por pessoas e cães. Adepto da filosofia do César Millan (O Encantador de Cães) e do método de exercício, disciplina e afeto, auxilia e treina pessoas, promove qualidade de vida e reabilita cães com desvios comportamentais. Contato: roberto@matilhando.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *