Escova, escova, escova: como limpar os dentes dos cães?

em

Escovar os dentes dos cães é de grande importância para a saúde do seu animalzinho. Este simples ato é capaz de prevenir o tártaro, doença que (pasmem) pode até matar. Além disso, melhora o hálito e é uma prática de liderança sobre o cão, deixando claro que você é o líder daquele espaço.

O interessante é que esta prática seja incorporada nos primeiros meses de vida do cãozinho, quando ele ainda está experimentando muitas coisas. Dessa forma, a escovação se torna um hábito e não uma tortura.

Primeiro passo: o momento certo

Escove os dentes de seu cão quando ele estiver tranquilo. Estabeleça a rotina da escovação diária dos dentes. Especialistas apontam que sem a escovação o risco de doenças na gengiva e queda de dentes é muito grande com o passar dos anos.

Segundo passo: a escolha do material

Utilize escova de dentes própria para os cães, pois elas apresentam cerdas macias e especialmente anguladas para a boca de seu pet. As escovas de dedo são recomendadas para cães que pesam menos de 10 quilos. Não utilize a pasta de dentes que você consome, apenas a específica para cães.

Terceiro passo: assuma o controle

Procure um local confortável e se posicione a frente de seu cão, nunca acima. Se o mesmo ficar irritado, epere que ele acalme e tente novamente.

Quarto passo: prepare as gengivas

Faça movimentos circulares e suaves na gengiva de seu bichinho, este simples ato ajuda seu cão a se acostumar com a escovação.

Quinto passo: teste a pasta de dente

Deixe seu cachorro experimentar a pasta de dente.

Sexto passo: a escovação

Faça movimentos suaves e circulares nos dentes, de cima e de baixo em cada lado, Atente-se para os locais mais prováveis de acumular placa. É comum ocorrer um pequeno sangramento.

Sétimo passo: recompensa

Ao finalizar a escovação dos dentes, ofereça ao cão uma recompensa.

O hábito da escovação não isenta o agendamento de limpezas dentárias profissionais regulares. Peça orientação ao médico veterinário de seu cãozinho!

LEIA TAMBÉM:

 

iLYY0yNZUlFg9NlAU-253x253-150x150Cadastre seu Pet

Para promover uma maior interação entre os usuários, preparamos um espaço especial para seu Pet. Cadastre seu melhor amigo e publique em um diário eletrônico todas as fofurices do seu cãopanheiro!