Entre as raças caninas o Cão d’água português é um bom companheiro, leal e bom guardião
Raça de cachorro afetuoso e amigo

Entre as raças caninas o Cão d’água português é um bom companheiro, leal e bom guardião

Cão d’agua português é uma raça canina que, teoricamente, teve seu desenvolvimento nas estepes da Ásia central 700 anos A.C., indo para a península Ibérica no século VIII. Esse “cão marinheiro” era usado para levar mensagens entre navios e dos navios para a costa, e latindo para avisar perigos no nevoeiro. Em navios de pesca, mergulhava para recuperar redes quebradas ou equipamentos que caíam do barco, além de ser um fiel companheiro do pescador e sua família.

Com o desenvolvimento da tecnologia náutica com seus radares e rádios de comunicação, o Cão d’água português chegou perto da extinção. A raça foi recuperada na América pelo esforço de algumas pessoas que fundaram o Clube do Cão d’ água português na América em 1972. Nesta época, havia não mais que 25 cães dessa raça conhecidos no mundo todo. Em 1981 já havia mais de 500 cães vivendo na América. Em 1984, a raça foi aceita para competir no grupo de trabalho do Kennel Clube Americano.

Os cães desta rala possuem temperamento afetuoso, amigo e muito independente. O Cão d’água português é, além de um bom companheiro, leal e bom guardião. É, atualmente, um excelente cão esportivo e de companhia.

Como principais características, o Cão d’água é um cachorro de porte médio, tendo o corpo musculoso e forte estrutura óssea. Sua pelagem pode ser enrolada ou ondulada nas cores preta e marrom, com ou sem manchas brancas. Existe a variedade branca com ou sem manchas. Sua cauda é longa levemente voltada para cima.

Quando o cão completa a idade de 1 ano e participa de exposições organizadas por países membros  da FCI (Federação Internacional de Cinologia), costuma-se fazer a tosa leão. O objetivo desta tosa é facilitar suas atividades na água, bem como, protegê-lo do frio, e consiste em tosar a metade do corpo e os posteriores, assim como, o focinho e 3/4 da cauda, para deixar na ponta uma borla. A estatura varia de 43 a 57 centímetros e seu peso de 19 a 25 quilos.

 

 

Fonte: http://bit.ly/1mehfuE

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *