Entender o ciclo da vida das pulgas ajuda no combate ao parasita e garante o bem estar do seu pet

Com mais de duas mil espécies já catalogadas por todo o mundo, as pulgas, mesmo com seu minúsculo tamanho, conseguem causar um grande estrago à saúde do seu pet e pode ser muito desagradável para você.

Para vencer a presença deste parasita em animais de estimação é importante que os proprietários conheçam o ciclo de vida das pulgas e estejam atentos às pequenas atitudes que ajudam na prevenção e no combate ao crescimento delas em suas residências.

  •  OVOS: as pulgas fêmeas põem seus ovos no hospedeiro, 48 horas após a 1ª refeição de sangue. Em média elas põem de 15 a 20 ovos por dia. Detalhe, as pulgas não põem os seus ovos em um local determinado, simplesmente põem-nos. Em casa, eles estão principalmente no chão.
  • LARVAS: cinco dias após o ovo ter sido posto, as larvas de pulga nascem e se deslocam por entre findas de paredes, tapetes, camas e outros móveis. Essa caminhada é uma busca por lugares úmidos e confortáveis para seu desenvolvimento. Geralmente habitam em zonas escuras e alimentam-se principalmente de matérias orgânicas que se encontram no pó.
  • PUPAS: a pupa é a forma mais resistente que evolui para adulto em condições favoráveis (temperatura, umidade e movimento). As pupas surgem após 14 dias de vida da larva. Após uma ou duas semanas o casulo que a protege eclode, dando vida a uma pulga adulta.
  • ADULTAS: As pulgas adultas vivem nos hospedeiros e são hematófagas (alimentam-se exclusivamente de sangue). Elas vivem por um período de 3 a 4 meses, mas em épocas não favoráveis ao seu ciclo, podem permanecer em letargia e prolongar sua existência por mais um ano ou um ano e meio.

Alguns cuidados simples podem ajudar no combate à proliferação destes parasitas. Em casa, os inimigos das pulgas são os aspiradores, pois eliminam o pó, os aquecedores, já que secam demasiadamente o ambiente, e as ceras dos pisos, além de qualquer medida de higiene geral da casa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *