Doenças bucais podem prejudicar o bem estar do seu gatinho

Há quem pensa que cuidados com a dentição animal é algo próprio para cães, contudo, nossos amigos felinos necessitam dos mesmos cuidados, para que os problemas causados pela falta de uma higiene bucal não atrapalhem seu desenvolvimento e sua rotina de vida. Entre os principais problemas que podem afetar os dentes do seu gato está a placa bacteriana, formada pelo acúmulo de resíduos, comidas, bactérias e saliva do gato, e o tártaro, uma evolução da placa quando esta não é limpa.

Caso não ocorra um tratamento adequado das doenças bucais, os gatos podem sofrer ainda com a gengivite e as doenças periodontais. A periodontite é uma infecção comum no universo dos gatos, em que até 70% dos animais podem apresentá-la até os dois anos de idade. Além de provocar dores constantes, a doença pode causar a perda de dentes e outras infecções no fígado, pulmões, dentre outros órgãos do corpo do felino.

Para tratar da saúde bucal do seu gato, existem três cuidados básicos, essenciais e obrigatórios para garantir a saúde da boca do gato. Em caso de dúvida, leve seu companheiro ao veterinário para uma avaliação mais precisa para tratar o problema de forma eficiente.

  • Escovar os dentes do gato frequentemente;
  • Comida especial que ajuda a limpar os dentes do gato;
  • Visitar o veterinário pelo menos a cada 6 meses para exames de rotina e limpeza profissional da boca do gato.

 

Fonte: http://bit.ly/1niVxDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *