Cuidados no pós-parto canino garantem saúde de cadelas e filhotes no período da amamentação

Após celebrar o dia das mães humanas, o Fareja Pet também recorda as mamães caninas que com todo cuidado fazem crescer seus belos filhotes. Logo após o nascimento dos filhotes, as cadelas já apresentam a mesma dedicação de uma mãe humana com seus novos cachorrinhos. É preciso que tutores busquem garantir o bem estar, tanto da fêmea quanto dos filhotes no pós-parto canino.

Durante o período de amamentação é fundamental para o bom desenvolvimento dos filhotes que a cadela seja poupada de esforços, tendo garantido a ela uma alimentação especial. Os filhotes começam a mamar logo após o nascimento e através da amamentação adquirem os anticorpos passados pelo leite materno. Cadelas não vacinadas fornecerão bem menos anticorpos do que aquelas que têm a vacinação em dia.

A cadela irá lamber os genitais e ânus dos filhotes o que os estimulará a defecar e urinar. A mãe irá comer os dejetos dos filhotes para manter sempre limpo seu ninho.

Durante o período em que a cadela está amamentando seus filhotes, você pode notar o aparecimento de mamas inchadas na cadela. Você notará a inflamação das mamas visualmente: se estiverem afetadas e vermelhas, leve a cadela ao veterinário. Essa inflamação é prejudicial à mãe e poderá até ser fatal aos filhotes.

 

 

Fonte: http://bit.ly/1jaOvkY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *