Confira os benefícios de esportes como natação e jump, que ajudam a favorecer o condicionamento físico e a saúde do seu pet

O Fareja Pet encontrou sugestões de esportes que podem favorecer a saúde do seu pet. Todas elas devem ser apresentadas aos cães a partir de uma idade na qual sua musculatura responda aos esforços necessários. Hoje, sugerimos a natação e algumas modalidades de esportes radicais. Confira.

Natação

A natação é uma nova opção para exercitar seu cão, pois melhora a capacidade cardiopulmonar e a resistência física, exercitando todos os músculos do animal sem que haja sobrecarga e risco de lesões nas articulações. Assim como a caminhada, esta atividade só deve ser praticada a partir dos seis meses de idade. Antes de levar seu cão para a natação, lembre-se de que a água pode ser um pouco assustadora para seu cão. Acostume-o aos poucos, sem forçá-lo. Procure ficar a seu lado durante os primeiro momentos, para que ele sinta confiança.

Evite levar seu cão para nadar na praia — isso é proibido por lei e traz muitos riscos para saúde dele. Depois de levar seu cão para uma piscina, dê um banho completo nele para retirar todo o cloro, que pode ser prejudicial à pele. Procure também limpar os olhos de seu cão com soro fisiológico após a natação. Os ouvidos merecem atenção especial, pois o acúmulo de líquidos pode causar otite. Após o banho, procure secar e limpar os ouvidos com soluções próprias (à disposição no mercado) ou use um pouco de álcool e algodão.

Esportes Radicais

Novas modalidades de atividade física para cães vêm surgindo ultimamente, criadas principalmente por proprietários da raça PitBull. Por exigirem grande esforço físico, só devem ser apresentados ao cão após os seis meses de idade, quando sua estrutura física já está consolidada. A seguir, apresentamos algumas delas:

Cabo de guerra: dois cães puxam uma corda, cada um para seu lado, como na brincadeira de crianças.Kick the wall/Kick the tree: o proprietário estimula o cão a saltar para buscar um objeto preso no alto de uma parede ou de uma árvore.
Jump: o cão salta a maior altura possível sem tomar distância.
Busca submersa de objetos: um objeto é lançado com pesos ao fundo de uma piscina e o cão deve buscá-lo no menor tempo possível.
Trekking: uma variação da caminhada, onde o proprietário e seu cão fazem trilhas ecológicas. Vários parques aceitam a presença de cães, portanto, programe seus passeios e divirta-se.

 

Fonte: http://bit.ly/1lj8Bcx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *