Como parar o cão de puxar a guia durante o passeio

em

Todo mundo conhece um amigo, parente ou conhecido que caminha com o seu cachorro lado a lado sem puxar a guia, com uma expertise para ser admirada!

Eu não sei o que vocês pensam, mas cá entre nós, secretamente tenho verdadeira inveja deles. Caminhar com um cachorro pode, muitas vezes, parecer cena de filme: puxa pro lado, pra trás, enrola nas árvores… e quando ele quer ser amigável com outro cachorro, é uma verdadeiro emaranhado  nas guias.

Você sabia que pode fazer perguntas a um Veterinário?

Pergunte ao Dr. Max

Faça sua Pergunta

Temos que admitir que a boa prática e habilidade de caminhar com o seu cão sem puxar a guia é importante. De acordo com a dog trainer e fundadora do Instinct Behavior & Training de Nova Yorque, Sarah Fraser, o cachorro que sabe caminhar com sem puxar a guia é aquele que presta atenção ao seu dono lhe facilitando o direcionamento.

Aqueles que puxam a guia de um lado ao outro, correm risco de acidentes e pode ser perigoso. Treinar o seu cão pa não puxar a guia, permite levá-lo a mais lugares ou a lugares mais longe que é bem mais agradável e confortável.

7 Dicas para um melhor comportamento

Se o seu cão é grande ou pequeno, aqui estão seis maneiras de melhorar o comportamento do seu cão para não puxar a guia:

Ajuste a sua atitude

Primeiro, pergunte-se: “O que eu gostaria que ele ou ela fizesse?” Ao invés de ensinar ao seu cachorro como “parar de puxar a guia”, pense em “como ter uma agradável caminhada ao lado do meu cachorro”.

Uma caminhada agradável com o cachorro

Uma caminhada agradável com o cachorro

Lembre-se: recompensa

Uma das maneiras mais fáceis e efetivas de como ensinar um cachorro a caminhar adequadamente sem puxar a guia é recompensá-lo por prestar atenção ao dono, e por estar na posição (próximo ou ao seu lado) durante o trajeto. “A medida que o cão aprende que caminhar ao seu lado é prazeroso e uma experiência recompensadora, gradativamente adequará seu comportamento”, recomenda Sarah.

No início, no intuito de chamar a atenção do cachorro, tente usar petiscos especiais como aqueles com sabor de carne ou galinha.

LEIA TAMBÉM

>> 6 Dicas Top para treinar o seu filhote

>> Como fazer o seu cachorro parar de morder a guia quando caminha

Brinque de siga-me

Segure a guia e dê vários passos para trás do seu cachorro. No momento que o seu cão se vire para segui-lo, diga “MUITO BEM!” e recompense-o com um petisco. Então, faça na outra direção. O exercício deve ser repetido 12 vezes até que o seu cachorro esteja pró ativamente lhe seguindo sem puxar a guia.

De acordo com Sarah, esse jogo ajuda ao cachorro ter foco e se movimentar junto com você.

Pratique caminhadas regularmente

Ao iniciar os seus passos, cada vez que o seu cachorro olhar ou andar próximo a você, diga MUITO BEM! e, imediatamente, reconheça oferecendo um petisco.

Recompensas frequentes

Elas ajudam, mais rapidamente, compreender qual o comportamento que você espera e facilita o processo de aprendizagem. “O truque é no inicio usar petiscos e recompensas muito especiais e manter uma taxa de reforço alta. No início, a cada 4 ou 5 passos por um “bom” comportamento sem puxar a guia.  Ao longo do tempo, diminuir as recompensas durante o percurso”, recomenda Sarah.

Considere um auxilio adicional

Se o seu cão é um puxador teimoso, considere adquirir uma coleira com grampos para um maior controle durante as caminhadas. Se essa medida já foi adotada e seu cão mantém o mesmo comportamento, considere ajuda profissional de um dog trainer que trabalhe com reforço positivo.

Pergunte ao Dr. Max

Faça sua Pergunta

Finalmente, lembre-se que a habilidade de caminhar adequadamente ao seu lado sem puxar a guia leva tempo e prática para ambos, você e o seu cachorro. Então, não deixe de celebrar cada melhoria e cada sucesso!

Fonte: Pet360

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Como exercer liderança sobre sua matilha

Adestramento: o que é o reforço positivo?

Confira 10 dicas sobre adestramento de cães