As melhores opções de Comida para Cães com Alergia Alimentar

em

Gostaria de fazer perguntas a um Veterinário?  Pergunte ao Dr. Max! Serviço cortesia do Fareja Pet para permitir aos seus usuários fazerem perguntas e receberem conselhos e dicas de Veterinários experientes.

Seu Cão realmente necessita de Comida Hipoalergênica?

Para identificar qual a melhor comida para o seu cachorro com alergia alimentar, primeiro você precisar entender o que é alergia a alimentos e qual a sua causa.

Muitos termos diferentes são usados para descrever reações anormais à alimentação. Os termos “alergias” e “hipersensibilidade” descrevem reações imunológicas para alérgenos alimentares e requerem exposições prévias para ocasionarem sintomas. Ao contrário, a “intolerância” aos alimentos não envolve o sistema imunológico e pode ocorrer com a primeira exposição a certo tipo de alimento. Ambas as reações produzem sintomas semelhantes e pode ser difícil distinguir sem a orientação de um veterinário.

“Alergias alimentares em cachorros se apresentam de forma bem diferente se comparado com humanos. Por exemplo, uma pessoa que é alérgica a mariscos pode apresentar inchaço da garganta e possivelmente uma reação crítica ou até fatal, mas no cachorro a alergia se manifesta através da pele e é percebida, com muita frequência, pela coceira, de acordo com o Dr Adam Pattersom, Clínico e Professor Chefe Dermatológico Texas A&M College of Veterinary Medicine & Biomedical Sciences Small Animal Clinic.




Quais são os sinais mais comuns de alergia em cachorros?

Sintomas de alergias alimentares em cachorros variam, mas a reclamação mais comum é a não sazonal coceira em todo o corpo do animal ou focada nas orelhas e pés. Infecções crônicas e recorrentes na pele e orelhas também são típicas.

Alguns cachorros até podem desenvolver diarreias, vômitos ou gases excessivos. Frequentemente, os sintomas iniciam quando os cães são jovens (antes de um ano de idade), mas podem se apresentar a qualquer momento.

Cão com coceira por alergia alimentar

Cão com coceira por alergia alimentar

O que causa Alimentação Alérgica em cachorros?

Cachorros com alergias alimentares são tipicamente alérgicos a proteínas oriundas de dietas com ingredientes animais ou a base de plantas. As proteínas são quebradas em moléculas que o sistema imunológico mal identifica como ameaça em potencial.

Carne, laticínios, trigo e galinha são os culpados mais comuns das comidas alérgicas nos cães. O desenvolvimento de alergia alimentar, no entanto, leva tempo. Conclui-se que o cachorro deve ter se alimentado destes ingredientes há algum tempo antes do aparecimento dos sintomas.

Como a Alergia Alimentar é diagnosticada?

A única maneira confiável de diagnosticar alergia em cães é testar os alimentos. Há duas formas de fazê-lo: usar uma nova proteína como fonte ou uma dieta hidrolisada.

A “nova” proteína como fonte é uma que seja completamente nova para o cachorro, deste modo reduz a chance de resposta imunológica. Além disto, a dieta pode conter uma fonte única de carboidratos uma vez que plantas também contém proteínas.

Opções de alimentos caninos hipoalergênicos incluem algumas carnes e batata, salmão e batata ou Ração Hipoalergênica, desde que o cachorro não tenha sido exposto a esses alimentos anteriormente. A carne de cordeiro era considerado hipoalergênica mas, atualmente, é contida em tantos alimentos comerciais caninos que já não é mais considerado novo.

Alimentação Hipoalergenica

Alimentação e outros produtos Hipoalergênicos são encontrados na Pet Love e outras lojas especializadas.

As dietas hidrolisadas acontecem quando proteínas animais intactas são quebradas em pequeninas moléculas que o sistema imunológico não é capaz de reconhecer como os alergênicos, virtualmente eliminando a possibilidade da reação adversa ao alimento. Amidos ou arroz são tipicamente usados como fontes de carboidrato porque raramente são associados como reações alérgicas.

Qualquer tipo de alimento canino hipoalergênico usado deve ser oferecido por um período mínimo de 8-10 semanas para uma avaliação adequada da resposta do cachorro. A maioria dos animais sente uma melhora parcial nos seus sintomas de alergia alimentar ocorrer dentro das primeiras quatro a seis semanas, mas diversas raças (incluindo Labrador Retriever e Cocker Spaniel) requerem um período de tempo mais longo. É importante alimentar o cachorro somente com hipoalergênicos, evitando todos os demais alimentos, petiscos e mesmo medicações aromatizadas tais como antibióticos, analgésicos e medicamentos mastigáveis, em geral.

Uma vez que a alergia alimentar foi diagnosticada por meio do uso de alimentos hipoalergênicos, o desafio necessário é confirmar o diagnóstico. Quando a dieta original é alimentada, os sintomas devem retornar no período de duas semanas. Confirmando o diagnóstico, uma única fonte de ingrediente deve ser acrescida a alimentação hipoalergênica (ex fatia de galinha ou polvilhamento de farinha) para determinar exatamente qual o ingrediente que deve ser evitado no futuro.

Qual o melhor alimento para cães alérgicos?

É importante trabalhar com um veterinário para determinar o melhor alimento para cachorros alérgicos. Os testes de introdução de uma nova proteína ou a dieta hidrolisada estão disponíveis somente por prescrição.

Eliminar ingredientes aleatoriamente da dieta do seu cachorro, sem a orientação do seu veterinário, é uma má ideia uma vez que pode resultar em desequilíbrios nutricionais e é improvável identificar o problema inerente.

Poupe-se de preocupações e fale com o seu veterinário caso suspeite que o seu cachorro tenha alergia alimentar ou Pergunte ao Dr. Max que nossos especialistas terão prazer em esclarecê-las.

Pergunte ao Dr. Max

Faça sua Pergunta

Fonte: Petmd.com