Com pequenas atitudes donos podem tornar a caminhada com seu pet mais segurança e prazerosa

em

O final de semana chegou e com ele aquela vontade de fazer uma boa caminhada com seu pet. Para os cães, o passeio é uma atividade fundamental, pois permite que eles gastem energia e tenham contato com outros animais, no entanto, alguns podem ficar muito animados e os papeis desse passeio se invertem. Para que você não seja arrastado pelo seu animal de estimação, compartilhamos algumas dicas que irão favorecer o seu controle sobre esse amigo muito animado.

  • O passeio começa ainda em casa. Antes de sair com o cachorro, é importante que tudo seja feito tranquilamente: pegar e colocar a guia, passar pelo portão, sair na rua. Lembre-se que o cão já estará eufórico com a possibilidade do passeio, se você se deixar levar por essa ansiedade, ele pode ficar agitado durante todo o percurso.
  • Tente acalmá-lo. Para isso, faça tudo devagar, em tom de voz baixo e calmo. Se o cachorro continuar agitado, pare tudo até que ele se acalme, largue a guia e só retome tudo quando ele estiver mais tranquilo.
  • Pode parecer impossível acalmar seu cachorro desta forma, ainda mais se ele já é agitado por natureza. Mas com tempo e um pouco de paciência e treino, a tendência é que ele perceba que a recompensa (no caso, o passeio), o faz bem, e passe a se comportar.
  • Já na rua, lembre-se que você nunca deve andar com o cão sem a guia.
  • Uma técnica para evitar um passeio com puxões o tempo todo é o “ziguezague”: quando o cachorro começar a puxar em alguma direção que ele deseja, o dono deve frustrá-lo, virando-se rapidamente para o lado contrário. Dessa forma, o cachorro irá notar que o passeio fica chato e vai se comportar, começando a prestar mais atenção no dono para saber em que direção ir.
  • Quando notar que o cão está se comportando, recompense-o. Faça um elogio, um carinho ou dê algum petisco a ele.
  • No verão, é importante levar água para hidratar seu companheiro e ter um passeio tranquilo e saudável. 

A última dica é de grande importância para os tutores que levam o cachorro para passear, por gentileza, não deixe as fezes do seu pet pelo caminho, leve uma pazinha e os saquinhos para recolher todo o “material” produzido pelo seu animal.

Fonte: http://www.labovet.com.br/7-dicas-para-ter-um-passeio-tranquilo-com-seu-cao