CAUDA, pra que te quero ?

CAUDA, pra que te quero ?

Desde crianças, fomos acostumados a olhar se a cauda do cachorro está abanando procurando saber se somos bem vindos. E uma cauda abanando, nos deixa encantados e, principalmente, tranquilos de que seremos bem recebidos.

Mas será que é isso mesmo?

Em geral, aprender o mínimo sobre a linguagem canina pode ser muito útil e pode evitar que o indesejável aconteça. É ainda mais importante para aqueles que são donos de cachorros.

As pessoas tendem a interpretar o rabo abanando como um sinal de amizade. Mas nem sempre esse é o caso. Apesar do que é popularmente entendido, balançar o rabo não é sempre um sinal de felicidade. Quantas vezes ouvimos histórias e acusações a cães “traiçoeiros” por abanar o rabo e, de repente, atacar.

Como há uma variedade de formatos de caudas entre as raças, é precavido evitar afirmações generalizadas sobre as movimentações de rabos. Há raças que possuem suas características próprias. Veja alguns exemplos:

  • O Labrador, que é excelente nadador, tem uma cauda grossa na raiz, redonda e afilada, usada como leme a nadar;
  • Pug tem a cauda bastante enrolada sobre o dorso;
  • Buldog Francês  tem a cauda curta e torcida em espiral, como um parafuso.

 Como sabemos ?

  • Os cães abanam os rabos para chamar a sua atenção. Quanto mais intenso, mais querem ser notados. Ao contrário de quando a sua cauda está escondida, o pode significar que ele esteja com medo, por exemplo.
  • Em movimentos curtos e ritmo lento representa uma satisfação e uma expressão de amizade. Mas quando o ritmo é rápido, excitação para uma atividade ou algo desejado como um brinquedo.
  • No entanto, é preciso estar atento! Ele pode abanar o rabo para ser notado no intuito de intimidar. Podemos observar que quando é esse o caso, nossos cães abanam o rabo acima da linha do dorso e esse pode ser o aviso um ataque iminente.

Além das demonstrações de felicidade, amizade e indícios de ataques, outra forma de abano pode indicar falta de compreensão. Quando o rabo está ligeiramente levantado e o movimento de abano é lento, significa que ele está atento às nossas explicações, mas não está exatamente conseguindo nos entender. Note que ele apenas acelerará o ritmo do abano assim que conseguir nos compreender!

  • Não para por aí, o movimento do rabo também tem outras funções importantes na comunicação entre os próprios cães. Pode servir para demonstrar excitação, medo ou agressividade. Os abanos em círculos, mais frequentes quando os cachorros estão em pares simulando uma luta, significam que os nossos cãezinhos estão brincando e se entendendo!

E o resultado daqueles que passam por uma caudectomia

A caudectomia, amputação do rabo dos cachorros, está proibida, a exceção em casos clínicos, desde 2006 pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária para fins estéticos mas infelizmente muitos criadores ainda praticam essa mutilação nos animais.

Esta prática pode afetar os nossos cães justamente em uma das principais funcionalidades do rabo, a comunicação conosco e entre os animais. A falta desta forma de comunicação pode implicar até em brigas entre eles.

Alguns especialistas sugerem que aqueles que são caudectomizados desde filhotes têm maior propensão à agressividade ( muitas vezes conhecida como “agressividade defensiva”). A explicação é a comunicação deficiente desse filhote com seus irmãos ou cães adultos.

A agressividade pode ser também atribuída a caudectomização  devido a sensibilidade aflorada no local do corte da cauda e, consequentemente, sentimento de dor.

Pensar na importância da cauda

Muitas vezes não prestamos atenção na importância desta partezinha dos nossos animais que fisicamente é uma continuação da sua coluna com nervos e músculos que mantém o equilíbrio do animal. E é também o mantenedor de uma função importante que é dar sinais de interações sociais para os humanos e para os próprios animais, conforme citado.

Compreender os nossos cãezinhos, saber ler a linguagem canina e responder de maneira correta, pode ajudar a melhorar o seu bem estar e a nossa relação com eles e, é claro, evitar situações desnecessárias!

Cães correndo atrás do rabo

LEIA TAMBÉM:

 

iLYY0yNZUlFg9NlAU-253x253-150x150Cadastre seu Pet

Para promover uma maior interação entre os usuários, preparamos um espaço especial para seu Pet. Cadastre seu melhor amigo e publique em um diário eletrônico todas as fofurices do seu cãopanheiro!