Castração de cães e gatos sem culpa

em

Em muitas cidades do país a castração de cães e gatos é oferecida gratuitamente a população. Em Belo Horizonte não é diferente. Os interessados em castrarem seus animais de estimação devem procurar a prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Gerência de Zoonoses. Estes dois órgãos municipais atuam com o intuito de evitar o abandono e doenças transmitidas por animais. As ações são apoiadas pela sociedade civil organizada nas campanhas de adoção, incentivo à posse responsável e esterilização de animais.

Lost

Lost – gatinho adotado e castrado por seus novos pais

Aproximadamente dez ONG’s, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a produtora Café Pingado Filmes, estão produzindo um vídeo que será exibido nos centros de saúde, em mais uma campanha de prevenção ao abandono de animais.

Segundo estimativa do CCZ, Belo Horizonte tem hoje 275.603 mil cães e cerca de 54.985 mil gatos. Desse total, cerca de 10% têm acesso às ruas sem supervisão. Por isso, o trabalho de conscientização deve ser realizado ao longo de todo o ano, destaca a gerente do CCZ, Maria do Carmo Ramos. “Nós fazemos palestras em escolas, treinamento dos agentes de zoonoses para orientar a população sobre o que é a posse responsável, distribuímos panfletos explicativos sobre a responsabilidade de se ter um animal de estimação e, ainda, recebemos visitas agendadas de estudantes durante todo o ano. Nosso trabalho não pode parar”, informa.

Lost e o contador Ayrton Ferreira Junior

Lost e o contador Ayrton Ferreira Junior

O contador Ayrton Ferreira Junior castrou, em 2012, seu gato de estimação, cujo nome é Lost. O contador explica que encontrou o bichano ainda recém nascido no estacionamento da empresa onde trabalha e logo se apaixonou pela vivacidade do felino. “Minha esposa e eu optamos pela castração do Lost por indicação do médico veterinário. Além disso, ele não teria vontade de namorar e querer fugir de casa. Fizemos o procedimento gratuitamente com especialistas do Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte”.

 

Benefícios da castração

  • Previne doenças graves
  • Diminui a agressividade
  • Reduz a agitação
  • Evita crias indesejadas
  • Prolonga a vida do seu pet

 

Qual a melhor idade para castrar?

Os veterinários recomendam a castração entre os seis e oito meses de idade, mas os animais adultos também podem ser castrados sem problemas. É importante que o filhote já possua todas as vacinas e esteja em perfeitas condições de saúde.

 

A partir de que idade a fêmea entra no CIO?

Lost - dengoso

Lost – dengoso

6 meses na cadela e 5 meses na gata.

 

Como adotar em Belo Horizonte?

Para adotar um animal recolhido pelo CCZ, o interessado deve comparecer à unidade (Rua Edna Quintel, 173 – São Bernardo). Se o animal for filhote, é necessário aguardar que o animal seja desmamado. O prazo pode ser de até 45 dias. Os interessados podem ligar para 3277-7411 ou para 3277-7413.

 

Para castrar seu animal em Belo Horizonte entre em contato com:

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
Endereço: R. EDNA QUINTEL, 173 SÃO BERNARDO
TEL: 3277-7411 3277-7413

CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS NOROESTE
Endereço: R. ANTÔNIO PEIXOTO GUIMARÃES 33 – CAIÇARA
TEL: 3277-8448CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE CÃES E GATOS OESTE
Endereço: RUA ALEXANDRE SIQUEIRA 375 – SALGADO FILHO
TEL: 3277-7576