Frio ou dor? Os dois! Cães idosos exigem mais cuidados durante o inverno

Frio ou dor? Os dois! Cães idosos exigem mais cuidados durante o inverno

Nessa época do ano, cães idosos tendem a sofrer mais, principalmente, com as madrugadas frias!  Pois é, a perda de massa muscular e de camada de gordura é natural do envelhecimento. Isso faz com que sintam mais frio.

Aliás, em animais com problemas articulares a dor tende a aumentar. Sendo assim, cães acima de sete anos de idade, de todas as raças, devem ser observados de perto durante o período mais frio do ano.

Logo, para os cães de quintal é preciso pensar em uma casinha que os protejam do vento e da chuva. Já para aqueles que vivem dentro de casa e/ou apartamento, uma caminha e cobertor devem estar sempre disponíveis.

Frio ou dor? Os dois! Cães idosos exigem mais cuidados durante o inverno

Dores articulares em cães idosos

É natural que durante o inverno os cães durmam mais, mas muitas vezes essa aparente “preguiça” pode ser sinal de dor articular.  Pois, o fato de ficar muito tempo dormindo encolhido pode aumentar muito as dores musculares e articulares.

Nesse caso, o cão deixa de fazer atividades normais não por preguiça mas por sentir dor. Portanto, dores na coluna, no joelho, na região coxal e no cotovelo podem ser muito comuns.

E, em alguns casos, comprometem a qualidade de vida dos cães. Quanto mais velhinho for, maior a possibilidade de dor e desconforto.

Em casos mais graves, o cão pode até ser impossibilitado de andar, subir degraus. Até fazer suas necessidades levantando a pata ou de se abaixar com as patas de trás pode ser um desafio.

Diante disso, é importante prestar muita atenção no cão velhinho.  E desconfiar se ele ficar muito tempo dormindo e encolhido na caminha.

Ao colocá-lo para andar, verifique se ele apresenta alguma dificuldade, arrastando os pés ou se está mancando uma vez que esses sinais podem significar que ele está sentindo dor.

Em tal caso, é necessário entrar em contato com o médico veterinário. visto que com um exame clínico é possível definir a causa e, então, medicá-lo.

> Leia também: Frio? Dicas para manter seus pets aquecidos

Cada raça é um caso

Os cães idosos das raças Pastor Alemão, Dogue Alemão e outros de médio e grande portes, que geralmente vivem em quintais, sofrem muito nessa época. Lembrando que eles envelhecem mais rápido e que alguns com cinco anos de idade já têm artrose e, possivelmente, dor.

No entanto, cães pequenos como Poodle, Maltês, Yorkshire entre outros, normalmente têm dores articulares depois dos dez anos de idade. Porém, todos devem ser observados de perto.

>> Que tal aprender a fazer um biscoitinho saudável? Clique Aqui

Da mesma forma, o Pinscher, Whippet, Dachshund, Fox Paulistinha e todos de pelo curto geralmente sentem mais frio. É importante deixar sempre uma opção de um lugar quentinho para o cão dormir.

Para aqueles que sentem mais frio, uma roupinha quentinha pode ajudá-los a dormir melhor e acordar mais dispostos no dia seguinte.

Nos dias de sol, aproveite para atividades ao ar livre com o seu companheiro velhinho!

Fonte: Carla Berl,  médica veterinária e diretora do Hospital Veterinário Pet Care.