Cães e sono agitado

Cães e sono agitado

Assim como os seres humanos, cães também têm sono agitado. Quando isso acontece, alguns donos acreditam que o cãozinho esteja sonhando, mas será que nossos melhores amigos sonham? Estudos recentes revelam que sim e além disso, podem ter uma vida de sonhos muito ativa. O sono dos cães é composto de três estágios: 1) NREM (movimento não-rápido dos olhos), 2) REM (movimento rápido dos olhos) e 3) SWS (sono de onda lenta) – é nesse estágio que o cão respira profundamente.

Usando um eletroencefalograma, os pesquisadores foram capazes de analisar a atividade cerebral de um cão durante o sono. Foi observado que os cães têm padrões de ondas cerebrais muito semelhantes aos seres humanos quando eles entram em sono REM, ou Rapid Eye Movement (“Movimento rápido dos olhos”).

Os ciclos de sono REM são caracterizados por sono profundo, que dura de três a quatro horas em humanos, neste período podemos mover ou se contrair de forma irregular, além de apresentar movimento rápido dos olhos e, em alguns casos, falar durante o sono. É durante este estágio que os cães sonham e tendem a se mexer (normalmente as patas, como se estivessem correndo) ou mesmo latir.

Cuidados

Observar a posição de dormir do cachorro colabora na diminuição do sonho agitado. Cães que dormem enrolados não relaxam os músculos e tendem a se mexer menos dos que dormem esticados ou totalmente relaxados.

Quando o cão está mexendo durante o sono, não se deve cutucá-lo, nem acordá-lo com grito. O ideal é chamá-lo pelo nome calmamente e sem nenhum contato físico. Se mesmo assim o cãozinho se assustar, fale com ele em voz branda para acálma-lo.

Dicas para uma boa alimentação do seu Cão

Para você que se preocupa com a saúde e com uma boa alimentação do seu Cão, nós recomendamos a leitura de alguns artigos sobre o assunto:

Cadastre seu Pet

Para promover uma maior interação entre os usuários, preparamos um espaço especial para seu Pet. Cadastre seu melhor amigo e publique em um diário eletrônico todas as fofurices do seu cãopanheiro!