Cachorros podem entender emoções humanas e mostrar empatia

Cachorro é o melhor amigo do homem, todos nós já ouvimos isso antes! Eles são extremamente leais, amorosos e sensíveis, sempre parecem saber quando precisamos deles e de um aconchego.

Bem, um novo estudo mostrou que eles, de fato, sabem quando você se sente feliz, “pra baixo” ou qualquer outra emoção, uma vez que eles têm a habilidade em ler emoções humanas. Eles conseguem fazer isso interpretando vários estímulos tais como os visuais e os auditivos e, além dos humanos, eles são os únicos seres que mostraram ter essa habilidade.

Um estudo foi conduzido por uma equipe de especialistas em comportamento animal e psicólogos da Universidade de Lincoln e da Universidade de São Paulo. Foram apresentados representações mentais de estado positivo e negativo aos 17 cachorros envolvidos no estudo e mostradas imagens em pares, seja de pessoas felizes ou aborrecidas, ou de cachorros alegres ou agressivos. Então, foram emitidos sons de latidos alegres e agressivos ou uma pessoa dizendo “vem cá” em português tanto com um tom de linguagem feliz e zangada.

Cachorros percebem emoções humanas e manifestam empatia

Os resultados?

Os cachorros tendem olhar a imagem que corresponde ao tom de voz e, frequentemente, escolhem a expressão humana mais apropriada. Eles também foram muito bons em reconhecer o latido dos outros cachorros.

No ano passado, pesquisadores em Viena, Áustria, também descobriram que, ao olhar no rosto das pessoas, cachorros poderiam distinguir se ela estava feliz ou não.

Um dos pesquisadores da Universidade de Lincoln, Dr Kun Guo cita:

Estudos prévios indicaram que cachorros podem diferenciar emoções humanas de sinais tais como expressões faciais. Nosso estudo mostra que cachorros têm habilidade para integrar duas fontes diferentes de informação sensorial em uma percepção emocional coerente em humanos e cachorros. Para isso, é necessário que tenham um sistema interno de categorização dos estados emocionais. Até o momento, essa habilidade cognitiva só tem sido evidenciada em primatas e a capacidade para fazê-lo através de espécies somente vistas em humanos.

O co-autor do estudo, Professor Daniels Mills, School of Life Sciences da Universidade de Lincoln, destaca:

Se cachorros podem ou não reconhecer emoções humanas é uma discussão antiga. Muitos donos de cachorros reportam de forma anedótica que seus pets parecem altamente sensíveis ao humor dos membros familiares. No entanto, há uma diferença importante entre comportamento associativo, tais como o aprendizado de como responder adequadamente a uma voz raivosa e o reconhecimento a uma gama de diferentes sinais que juntos indicam excitação emocional. Nossas descobertas são as primeiras a mostrarem que cachorros verdadeiramente reconhecem emoções de humanos e de outros cães. Considere que nos nossos ensaios clínicos, os cachorros não receberam treinamento prévio ou não houve período de familiarização com os tópicos nas imagens ou áudios. Isso sugere que a habilidade dos cachorros em combinar sinais emocionais pode ser intrínseco. Como uma espécie altamente social, tal habilidade pode ter sido vantajosa e a detecção de emoção em humanos pode até ter sido aperfeiçoada por gerações de domesticação entre nós.

Descobriu-se que cachorros também são capazes de imitar as expressões de uns aos outros, o que mostra que eles têm empatia.

Cachorros percebem emoções humanas

Isso não é adorável? O seu cachorro pode entender muito bem como você se sente e isso pode ser exatamente porque parece que ele está sempre presente, ao seu lado, e quando você mais precisa dele.

É muito amor!

Fonte: Collective Evolution

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Receita de médico: beije o seu cachorro para se manter saudável

Estudos finalmente confirmam que cachorros são simplesmente melhores companhias que pessoas!

Uma boa noite de sono juntinho com o seu cachorro na cama

Estudo comprova que cachorros odeiam abraços