Como fazer o seu cachorro parar de latir
Aqui, a lista de seis técnicas para te ajudar a controlar o latido do seu cachorro. Selecione aquela que melhor se aplicará a você e ao seu cachorro e seja persistente!
Ao adotar as técnicas descritas abaixo, mantenha essas dicas em mente enquanto estiver fazendo o treinamento:
- Não diga ao seu cachorro para ficar quieto – soa como se você estivesse latindo junto com ele;
- Mantenha suas sessões de treinamento positivas e otimistas;
- Seja consistente para não confundir o seu cachorro. Todos na sua família devem aplicar os métodos de treinamento todas as vezes que o seu cachorro latir inadequadamente. O seu cachorro precisa ter o mesmo tratamento seja qual for a ocasião.
#1. Elimine a motivação
O seu cachorro recebe algum tipo de recompensa quando late. Caso contrário, ele não o faria! Descubra o que o motiva e a elimine. Por exemplo, se ele está na janela da sala latindo para pessoas ou animais passando na rua, você pode simplesmente eliminar o problema fechando a cortina ou levando-o para outro ambiente.
#2. Ignore o latido
Ignore o latido do seu cachorro por quanto tempo for necessário até que ele pare. Isso significa não lhe dar nenhuma atenção enquanto estiver latindo. A sua atenção é uma recompensa por ser barulhento! Não fale com ele, não o toque, nem mesmo o olhe. Quando finalmente ele estiver quieto, mesmo que seja para respirar, o recompense com um petisco.
Para obter sucesso com esse método, você deve esperar o quanto for preciso. Se ele latir por uma hora, e você reagir, ele o fará por uma hora e meia na próxima vez. Ele aprende que se latir tempo o suficiente, terá a sua atenção.
Ao longo do tempo, ele perceberá que ao ficar quieto será recompensado com um petisco. Inicie com certo período de tempo e vá prolongando a permanência, incrementando alguns segundos a cada vez.
#3. Dessensibilize seu cão ao estímulo
Gradualmente, acostume o seu cachorro com o que estimula a latir. Comece com estímulos (o que o faz latir) à distancia – deve estar longe o suficiente para ele não latir ao avistar. Então, o alimente com muitos petiscos. Desloque o estímulo para mais perto (talvez alguns metros) e, novamente, dê-lhe petiscos. Repita esse processo muitas vezes.
Se o estímulo estiver fora do campo de visão, pare com os petiscos. O objetivo é que seu cachorro aprenda que o aparecimento do estímulo significa algo positivo, no caso o petisco.
Não tente progredir muito rápido, seja paciente! Pode levar semanas até que o seu cachorro perceba ou preste atenção a você, ao treinamento e aos petiscos.
#4. Ensine o comando “Quieto”
Esta técnica pode parecer que não faz sentido!
O primeiro passo desta técnica é ensinar ao seu cachorro a latir sob a ordem de um comando. Então, comande ao seu cachorro: “Late” ! Espere ele latir duas ou três vezes e coloque um apetitoso petisco frente ao seu focinho. Quando ele começar a cheirá-lo, festeje, elogie e lhe dê o petisco. Ao comando “Late”, repita até começar os latidos.
Uma vez que o seu cachorro possa confiavelmente latir em resposta ao seu comando, ensine-o o próximo comando: “Quieto”. Então, em um ambiente sem distrações, diga “Latir”. Ao iniciar os lativos, comande “Quieto” e, novamente, petisco em seu focinho. Elogie-o por ficar quieto e lhe dê o petisco.
#5. Estimule seu cachorro um comportamento incompatível
Quando o seu cachorro começar a latir, peça-lhe para fazer algo que não é compatível com latir, simultaneamente. Ensine o seu cachorro a reagir ao estímulo de latir com algo que o inibe de latir tal como deitar em cima da cama.
Como por exemplo, jogue um petisco em seu tapete ou pano e diga-lhe para ir pegar. Repita e aumente a dificuldade até que ele assimile a técnica.
#6. Mantenha o seu cachorro cansado
Certifique-se que seu cachorro tenha exercícios físicos e mentais diários. Um cachorro cansado é sempre um bom cachorro. É, também, um que tem menos probabilidade de latir por causa de tédio ou frustração. Um cachorro, dependendo da raça, idade e saúde, requer longas caminhadas e, também, atividades como jogos de correr atrás da bola e brincadeiras interativas.
Lembre-se, é preciso ter paciência, ser consistente e persistente e não esperar resultados milagrosos de um dia para o outro! Quanto mais tempo o seu cachorro tem como comportamento ficar latindo, mais tempo levará para mudá-lo.
Pelo nosso cãopanheiro, tudo vale a pena!
Latido de Cachorro: o Guia de Adestramento de Cães reúne técnicas de Adestramento que podem ser aplicadas por qualquer pessoa que seja apaixonada por cachorros.