6 Dicas para fazer o seu cachorro parar de latir

em

Como fazer o seu cachorro parar de latir

Aqui, a lista de seis técnicas para te ajudar a controlar o latido do seu cachorro. Selecione aquela que melhor se aplicará a você e ao seu cachorro e seja persistente!

Como fazer o cachorro parar de latir

Ao adotar as técnicas descritas abaixo, mantenha essas dicas em mente enquanto estiver fazendo o treinamento:

  • Não diga ao seu cachorro para ficar quieto – soa como se você estivesse latindo junto com ele;
  • Mantenha suas sessões de treinamento positivas e otimistas;
  • Seja consistente para não confundir o seu cachorro. Todos na sua família devem aplicar os métodos de treinamento todas as vezes que o seu cachorro latir inadequadamente. O seu cachorro precisa ter o mesmo tratamento seja qual for a ocasião.

#1. Elimine a motivação

O seu cachorro recebe algum tipo de recompensa quando late. Caso contrário, ele não o faria! Descubra o que o motiva e a elimine. Por exemplo, se ele está na janela da sala latindo para pessoas ou animais passando na rua, você pode simplesmente eliminar o problema fechando a cortina ou levando-o para outro ambiente.

Cachorro latindo para quem passa na rua

#2. Ignore o latido

Ignore o latido do seu cachorro por quanto tempo for necessário até que ele pare. Isso significa não lhe dar nenhuma atenção enquanto estiver latindo. A sua atenção é uma recompensa por ser barulhento! Não fale com ele, não o toque, nem mesmo o olhe. Quando finalmente ele estiver quieto, mesmo que seja para respirar, o recompense com um petisco.

Dê petisco ao seu cachorro

Para obter sucesso com esse método, você deve esperar o quanto for preciso. Se ele latir por uma hora, e você reagir, ele o fará por uma hora e meia na próxima vez. Ele aprende que se latir tempo o suficiente, terá a sua atenção.

Ao longo do tempo, ele perceberá que ao ficar quieto será recompensado com um petisco. Inicie com certo período de tempo e vá prolongando a permanência, incrementando alguns segundos a cada vez.

#3. Dessensibilize seu cão ao estímulo

Gradualmente, acostume o seu cachorro com o que estimula a latir. Comece com estímulos (o que o faz latir) à distancia – deve estar longe o suficiente para ele não latir ao avistar. Então, o alimente com muitos petiscos. Desloque o estímulo para mais perto (talvez alguns metros) e, novamente, dê-lhe petiscos. Repita esse processo muitas vezes.

Se o estímulo estiver fora do campo de visão, pare com os petiscos. O objetivo é que seu cachorro aprenda que o aparecimento do estímulo significa algo positivo, no caso o petisco.

Não tente progredir muito rápido, seja paciente! Pode levar semanas até que o seu cachorro perceba ou preste atenção a você, ao treinamento e aos petiscos.

#4. Ensine o comando “Quieto”

Esta técnica pode parecer que não faz sentido!

O primeiro passo desta técnica é ensinar ao seu cachorro a latir sob a ordem de um comando. Então, comande ao seu cachorro: “Late” ! Espere ele latir duas ou três vezes e coloque um apetitoso petisco frente ao seu focinho. Quando ele começar a cheirá-lo, festeje, elogie e lhe dê o petisco. Ao comando “Late”, repita até começar os latidos.

Cachorro olhando para o petisco

Uma vez que o seu cachorro possa confiavelmente latir em resposta ao seu comando, ensine-o o próximo comando: “Quieto”. Então, em um ambiente sem distrações, diga “Latir”. Ao iniciar os lativos, comande “Quieto”  e, novamente, petisco em seu focinho. Elogie-o por ficar quieto e lhe dê o petisco.

#5. Estimule seu cachorro um comportamento incompatível

Quando o seu cachorro começar a latir, peça-lhe para fazer algo que não é compatível com latir, simultaneamente. Ensine o seu cachorro a reagir ao estímulo de latir com algo que o inibe de latir tal como deitar em cima da cama.

Como por exemplo, jogue um petisco em seu tapete ou pano e diga-lhe para ir pegar. Repita e aumente a dificuldade até que ele assimile a técnica.

#6. Mantenha o seu cachorro cansado

Como fazer o seu cachorro parar de latir

Certifique-se que seu cachorro tenha exercícios físicos e mentais diários. Um cachorro cansado é sempre um bom cachorro. É, também, um que tem menos probabilidade de latir por causa de tédio ou frustração. Um cachorro, dependendo da raça, idade e saúde, requer longas caminhadas e, também, atividades como jogos de correr atrás da bola e brincadeiras interativas.

Lembre-se, é preciso ter paciência, ser consistente e persistente e não esperar resultados milagrosos de um dia para o outro! Quanto mais tempo o seu cachorro tem como comportamento ficar latindo, mais tempo levará para mudá-lo.

Pelo nosso cãopanheiro, tudo vale a pena!

No guia Como Adestrar seu Cão em Casa, a especialista em Comportamento Animal e apaixonada por cães Liana Rizel reúne técnicas de Adestramento Positivo que podem ser aplicadas por qualquer pessoa que seja apaixonada por cachorros.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Confira 10 dicas sobre adestramento de cães

Confira 10 dicas sobre adestramento de cães

Adestramento: o que é o reforço positivo?