Ração e hábitos alimentares | Cachorros

Quando se trata de ração e hábitos alimentares dos cachorros, alguns donos podem estranhar esse comportamento. O dono coloca a ração no comedouro, na hora de comer o cachorro vai lá, pega um pouco, anda pela casa e para em algum lugar para comer. Depois ele volta, pega mais um pouco, leva pra longe e só aí ele come. Até acabar toda a comida do potinho. Mas por que ele faz isso? O Fareja Pet pesquisou e descobriu.

Saiba por que o cão pega a ração do comedouro pra comer longe

Os cães, na natureza, vivem em matilhas. E nas matilhas, quando os cães caçam, o líder da matilha é quem come primeiro e tem direito à melhor parte da presa.

Pegar a comida no comedouro para comer longe é um hábito alimentar típico de cães mais submissos. E eles fazem isso por instinto, para que o “cão líder” não pegue a comida dele. É mais fácil pegar a comida e levar pra longe do que lutar contra o líder da matilha na hora de comer.

Outra possibilidade pra esse hábito alimentar dos cães é se o comedouro for de metal. Às vezes o barulho do metal incomoda o cachorro e ele prefere comer em outra superfície.

Como corrigir este hábito alimentar do cachorro e ensiná-lo a comer no pote

A primeira coisa, caso você use um comedouro de metal, é trocar por um comedouro de plástico anti-derrapante, que faz menos barulho. Se ainda assim o cachorro levar a comida para longe na hora de comer, tente colocar o pote em um lugar mais reservado da casa, com menos fluxo de pessoas. E se tem outros cães na casa, deixe-os separados na hora de comer (por exemplo, pra um você dá a comida na cozinha e pro outro você dá a comida na sala). Assim evita competição, mesmo que ela seja uma competição imaginária.

Alimentando um cão Mimado

Se o seu cão cheira seu comedouro, dá algumas mordidas e em seguida rejeita o alimento, analise seu comportamento.

Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer para avaliar este comportamento de cão mimado:

  • Seu cão está doente?

Você pode saber se ele está doente, observando para ver se ele está evitando o que come regularmente e se parece desinteressado do que normalmente lhe interessa. Anote os detalhes para ajudar o seu veterinário diagnosticar o problema.

  • Seu cão está recebendo mimos durante todo o dia que tiram o apetite?

Se for isso, fale francamente com aqueles que distribuem os agrados sobre o impacto negativo das suas boas intenções. Garanta a eles que a comida do seu cão tem todos os nutrientes que ele  precisa.

  • Você superalimenta seu cão?

Seu cão pode estar comendo tudo que ela precisa e deixando o resto sozinho. Certifique-se de suas porções estão na quantidade correta.

  • Será que o seu cão não gosta da ração?

Algumas rações são feitas com ingredientes de qualidade inferior que não agradam ao seu paladar, ou a seu corpo. Ele pode não gostar do sabor ou pode ter dificuldade em digerir a comida. Procure oferecer só comidas de boa qualidade.

Alimentando um cão que sempre quer mais

Se seu cão ainda parece com fome depois que ele comeu a quantidade adequada, é importante entender o porquê. Algumas questões a considerar são:

  • Seu cão está recebendo o tipo certo de nutrição para satisfazer seu apetite?

Alimentos de qualidade inferior podem deixar o seu cão carente de nutrientes importantes e ão fornecer o que ele precisa para ficar saudável e satisfeito.

  •  Você o está alimentando o suficiente?

Se, por exemplo, você corre com o seu cão ele pode precisar de mais calorias. Examine as diretrizes de alimentação que estão escritas no pacote da ração ou consulte o seu veterinário para determinar a quantidade de comida extra que você deve servir.

  • Será que ele sempre tem água fresca e limpa disponível? 

Cães, por vezes, comem quando eles estão com muita sede. Certifique-se de que a vasilha de água do seu cão é limpa e contém água fresca em todos os momentos para evitar que isso ocorra.

Encontre o melhor método de alimentação para seu cão

O melhor método para alimentar o seu cão depende de seu tamanho e personalidade. Se você colocar uma grande tigela de comida na frente dele, ele irá parar de comer quando estiver cheio? Ou será que ele come até a comida acabar, independentemente da fome? Considere estes dois métodos:

  • Alimentação Livre

Encha a tigela com ração na parte da manhã e deixa ele comer ao longo do dia sempre que estiver com fome. Este método permite a ela comer mais ou menos como o apetite flutua. Se sua caminhada matinal é longa, ele provavelmente vai comer mais alimentos; quando ele for menos ativo, vai comer menos. Este é um grande plano para comedores descontraídos.

  • Alimentação Controlada

Fornecer ração em uma programação duas vezes por dia, permitindo-lhe  comer durante 20 minutos antes de retirar o comedouro. Isto estabelece rotina e distribui perfeitamente suas calorias. Este método de alimentação é ideal para os que comem demais, raças de grande porte, e cães obesos.

Ao compreender as verdadeiras razões para o comportamento do seu cão antes, durante e após o tempo de alimentação, você poderá criar hábitos alimentares saudáveis ​​para toda a vida.

Dica para uma boa alimentação do seu Cão

Mantenha o espaço e os equipamentos do seu cão sempre limpos e adquira a ração adequada ao tamanho, idade e raça do seu cão.

Para você que se preocupa com a saúde e com uma boa alimentação do seu Cão, nós indicamos estas 10 Receitas Naturais para Alimentação Saudável do seu Cachorro que ele vai adorar!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

10 frutas ricas em nutrientes para o bem estar do seu melhor amigo

10 legumes e verduras que contribuem para a saúde do seu pet