Cães com alergia. O que fazer?

em

Os cães, assim como os humanos, podem sofrer com alergias pelos alérgenos encontrados no pólen, caspa animal, plantas e insetos. Os cães também podem ter alergias a alimentos e medicação, o que torna difícil o diagnóstico pelo Médico Veterinário.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória e crônica da pele associada à alergias, tendo como principal manifestação a coceira, fazendo com que o cão se arranhe até se ferir; se esfregue no chão, móveis e paredes; lamba ou mastigue as áreas afetadas constantemente, especialmente em torno do rosto, patas e axilas. A coceira é provocada pela inflamação da pele, que apresenta erupção vermelha localizada ou generalizada.

> Leia também: As melhores opções de Comida para Cães com Alergia Alimentar

 

Cachorro com alergia se coçando

Cachorro com alergia se coçando

Essas reações alérgicas podem ser provocadas por substâncias normalmente inofensivas como grama, esporos de mofo, ácaros do pó doméstico e outros alérgenos ambientais.

Os cães geralmente mostram sinais da doença entre 3 meses e 6 anos de idade, embora as alergias – como dermatite atópica – possa ser tão leve no primeiro ano que não se torna clinicamente aparente antes do terceiro ano.

Os sintomas associados à dermatite atópica pioram progressivamente com o tempo, embora eles se tornem mais evidentes durante certas temporadas. As áreas mais comumente afetadas em cães incluem:

Cão com pele vermelha dermatite

Pele vermelha provocada pela Dermatite

  • Face, lábios, olhos (conjuntivite),
  • Orelhas e ouvidos (otite)
  • Pulsos
  • Tornozelos
  • Focinho
  • Axilas
  • Virilha
  • Barriga
  • e entre os dedos dos pés

 

 

Quando a dermatite começa, a coceira pode ser tão insuportável que o cão vai se coçar dia e noite. Sem tratamento, a doença pode se tornar um estado inflamatório crônico. Por causa da coceira e dos ferimentos secundários a ela, a dermatite pode afetar de forma bastante grave a saúde do cão.

Algumas raças de cães são geneticamente mais predispostas do que outras a desenvolver reações alérgicas. Entre as raças mais predispostas incluem-se: Boxer, Dálmata, Chow-chow, Labrador e Golden Retriever, Setter, Pastor Alemão, Sharpei, Bulldog (inglês e francês), Terriers (West Highland White Terrier, Yorkshire Terrier).

Para um tratamento adequado, é fundamental uma consulta ao seu Médico Veterinário tão logo você perceba os sintomas da dermatite.

Você pode obter informações mais detalhadas neste artigo.