Adestramento: o que é o reforço positivo?

em

O objetivo do Matilhando é promover, certamente, o bem estar canino, e para isso, nós utilizamos inúmeras ferramentas para ajudar nossa matilha de clientes. Para cada cachorro nós elaboramos uma estratégia e é muito importante estar conectado à matilha, entender o estado mental de cada cão para acertar no método.
Eu sou a favor da calma, mais importante que o método é a nossa energia, pois é isso é o que os cães interpretam primeiro em cada um de nós.

Reforço Positivo

Vamos falar sobre o reforço positivo, muitas pessoas não compreendem o conceito e a aplicabilidade desta metodologia. Às vezes o pessoal é oito ou oitenta, ama ou odeia. Eu prefiro continuar equilibrado ;-).

Na psicologia humana também existe o reforço positivo, mas também existe o reforço negativo, a punição positiva e a punição negativa. O termo positivo e negativo não tem a ver com conseqüências boas ou ruins, mas sim a adição ou subtração.

Adestramento: o que é o reforço positivo?

É uma questão simplesmente matemática. Positivo, soma, acrescenta.  Negativo, subtrai, retira (perdoem minha redundância).

O reforço positivo é simplesmente acrescentar algo para reforçar um comportamento, então todas as vezes que seu cão se comportar você vai recompensá-lo com algo que ele gosta.

Reforço negativo é basicamente estimular um comportamento que inibe algo ruim, como tomar um analgésico para dor. Isso reforça que se eu tomar o remédio minha dor vai embora (subtração).

Falamos sobre o método, mas vale lembrar que reforço não está relacionado a guloseimas, ok? Dar ou não dar um petisco ao cão, por exemplo.

O reforço positivo pode ser qualquer coisa que seu cachorro goste como uma bolinha, um pano velho, uma corda, um pneu, um  biscoito, a própria ração, um carinho, um sorriso ou um gesto que transmita como você está se sentindo. Tudo isso pode ser aplicado como reforço positivo.

Não fique preso somente a comida, construa um relacionamento com seu amigo baseado nos seus instintos. Utilize o ambiente ao seu redor para recompensá-lo, como uma sombra durante a caminhada em um dia quente, molhar as patas  numa poça d’água, esfregar a barriga na grama, correr na terra, cavar e farejar.

Este tipo de recompensa vai estreitar a convivência com seu cão e trará grandes experiências para vocês dois.

Isso é reforço positivo.

Espero ter ajudado você na melhor compreensão do que significa reforço positivo e espero que  você aplique de forma adequada cada técnica. Comente comigo como você tem educado o seu cão, vou adorar saber mais sobre a sua matilha. Lembre-se, eu estou sempre #matilhando por aí. Se você for de SP, nada impede que nos encontremos logo ali, na próxima esquina.

Roberto Medeiros


matilhandoSobre Roberto Medeiros

Dog Trainer, Dog Walker e Idealizador do Matilhando. Apaixonado pela vida, por pessoas e cães. Adepto da filosofia do César Millan (O Encantador de Cães) e do método de exercício, disciplina e afeto, auxilia e treina pessoas, promove qualidade de vida e reabilita cães com desvios comportamentais. Contato: roberto@matilhando.com.br.

iLYY0yNZUlFg9NlAU-253x253-150x150

 

Cadastre seu Pet

Para promover uma maior interação entre os usuários, preparamos um espaço especial para seu Pet. Cadastre seu melhor amigo e publique em um diário eletrônico todas as fofurices do seu cãopanheiro!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Confira 10 dicas sobre adestramento de Cães

Como deixar o cachorro sozinho em casa?

Como punir o meu cachorro? Eu devo?