Adestramento de gatos

Adestramento de gatos

Muitas pessoas acreditam que não seja possível o adestramento de gatos.  No entanto, essa conclusão é equivocada. Pois é sim possível adestrar os bichanos.

Com o treinamento adequado, o gato obedece comandos básicos. Todos úteis ao convívio entre o dono e o pet.

Por isso, quanto mais cedo começar o treinamento melhor. Afinal, é na infância que eles estão mais receptíveis.  Sabe-se que os gatos têm grande dificuldade de treinamento na fase adulta. Então, faça-o antes que complete dois anos.

Inicialmente, pode parecer impossível.  Mas, o adestramento torna-se agradável e prazeroso!

Ensine um comando por vez! Não adianta tentar ensinar inúmeras regras. Após uma lição executada com sucesso: elogie! Em seguida, ofereça uma guloseima.

Convenhamos, adestramento é preciso paciência. Enfim, o animal não aprenderá instantaneamente. A repetição é essencial.  Isso ajuda na assimilação do que é certo ou errado.

> Leia também: O que os gatos pensam sobre nós

Adestramento de gatos

Dicas para adestramento de gatos

  1. Inicie as atividades com muito carinho, brincadeira e petiscos. O gato precisa ser recompensado
  2. Repita várias vezes os mesmos comandos. Quando ele acertar …. Elogie! Diga o seu nome! Com isso , o gato associa o nome com algo positivo.
  3. Faça ao contrário quando dizer um “não”! Isso o intimidará com atitudes erradas. Contudo, cuidado para não demorar em repreendê-lo.
  4. Por exemplo, para chamá-lo pratique a palavra “venha”. Primeiramente, limite a área onde o bichano realizará a atividade. Tente cercar o espaço de alguma forma. Se precisar, use objetos para delimitar o local.  Repita pacientemente. Sempre recompensando-o!

O que evitar

Evite “brigar” o todo o tempo! Ou tratá-lo com rigidez.  Pois, ele pode ficar agressivo. Isso impede o aprendizado e ele se torna resistente. 

Ainda, observe se o momento é adequado. Afinal, se ele estiver distraído ou brincando ficará irritado.

Boa sorte!