Adestramento de gatos

em

Muitas pessoas acreditam que não seja possível adestrar os gatos, no entanto essa conclusão é equivocada. É sim possível adestrar os bichanos. Com o treinamento adequado, o gato pode obedecer comandos básicos de ordem muito úteis ao convívio entre o dono e o pet.

Quanto mais cedo começar o treinamento melhor, pois é na infância que os animais estão mais receptíveis aos novos ensinos e os gatos, ao contrário dos cães, têm grande dificuldade de treinamento na fase adulta. Pode parecer uma tarefa quase impossível, mas o ato do adestramento torna-se uma atividade agradável e prazerosa tanto para os animais, quanto para os donos.stockvault-white-kitten116981

Como adestrar?

Inicie as atividades com muito carinho, brincadeira e petiscos. O gato é um animal que precisa ser recompensado para poder assimilar as atividades e em seguida obedecer aos comandos e regras de forma natural. Elogie o felino e diga o seu nome. Com essa atitude o gato começa a associar o nome com algo positivo e quando você dizer “não”, terá um reforço negativo que o intimidará a não fazer atitudes erradas.

Também é importante que se limite a área onde o bichano poderá realizar a atividade, desse modo o adestrador poderá usar a palavra “venha” sempre que o gato for solto e esse termo ficará associado a um momento prazeroso com o dono.

Tenha em mente que se deve ensinar um comando por vez. Não adianta tentar ensinar inúmeras regras e condutas ao mesmo tempo. Após uma lição executada com sucesso, elogie e ofereça uma guloseima.

Além disso, para treinar seu gatinho é preciso ter muita paciência, pois o animal não aprenderá de uma hora para outra. A repetição é essencial para a assimilação do que é certo ou errado.