12 Perguntas feitas ao Dr. Max e as respostas do Veterinário

em

O Dr. Max, serviço de cortesia oferecido pelo Fareja Pet aos seus leitores, está funcionando a pleno vapor.  Você também pode fazer a sua pergunta ao Dr. Max clicando aqui  e um Veterinário Especialista responderá a sua pergunta e ainda te dará dicas e conselhos para cuidar melhor do seu animal de estimação.

Pergunte ao Dr. Max

Faça sua Pergunta ao Dr. Max

 

Selecionamos 12 perguntas feitas ao Dr. Max e mostramos a seguir perguntas e respostas.

1) O que fazer para acabar com pulgas e carrapatos?

Resposta do Veterinário:

Para combater pulgas e carrapatos, devemos realizar 3 etapas:

  1.  Catação (remoção dos carrapatos e pulgas que achar no animal)
  2.  Medicar o animal
  3.  Limpar e dedetizar o ambiente e acessórios.

Hoje em dia temos inúmeras opções de medicamentos para os animais e para o ambiente. o médico veterinário poderá indicar qual a melhor opção de acordo com cada caso.

As três etapas são de fundamental importância para o sucesso no combate a esses ectoparasitas.

2) Oi Dr. Max , gostaria de saber se devo dar banho no meu pet 1 vez por semana ou 1 vez no mês

Resposta do Veterinário:

Cada cão apresenta um tipo de pelagem diferente, sendo assim, a necessidade de banho e tosa podem variar, porém hoje em dia banhos semanais já são recomendados.

Cães de pelos longos, vão precisar de ser escovados diariamente para evitar que o pelo embole e vão necessitar de tosa, principalmente nas épocas mais quentes.

O banho e a tosa vão ajudar na higiene do animal ajudando assim na prevenção de doenças.

Como dar banho no cachorro

Temos também o nosso artigo Dicas simples para tornar o banho do seu cachorro mais fácil, rápido e sem bagunça que apresenta boas dicas de como dar banho em seus animais.

3) Como diminuir a queda de pelos?

Resposta do Veterinário:

A queda de pelos pode ser provocada por inúmeras causas, nem sempre estando diretamente relacionada a problemas de pele ou do pelo, propriamente dito.

Os animais vão sempre apresentar uma queda natural dos pelos. É um processo fisiológico de renovação onde caem os pelos velhos e nascem novos. Esse processo fisiológico não leva a falhas na pelagem do animal.

Outras causas de queda de pelos são as deficiências nutricionais, dermatites, e algumas alterações sistêmicas.

Caso o Jack esteja soltando muito pelo, o recomendado é levá-lo para consultar com um médico veterinário para definir a causa.

4) Gostaria de saber se a vacina da leishmaniose Leishtec é segura ou se vai fazer meu cão ficar positivo para a doença.

Resposta do Veterinário:

A aplicação da vacina Leishtec é realizada em animais assintomáticos e com resultado sorológico negativo para Leishmaniose. Após o exame negativo, o animal toma 3 doses da vacina com intervalo de 21 dias entre as doses. O animal apresentará resposta imunológica completa somente após 21 dias da última aplicação do protocolo (3° dose).

A vacina não protege 100% dos cães e pode, como todo produto biológico, ocorrer reações de hipersensibilidade que deverão ser tratadas de acordo com as orientações do médico veterinário.

O cão vacinado com a Leishtec não apresenta resultado positivo no teste sorológico de Leishmaniose.

5) Dr Max, desde 2015 meu cão não tomou as vacinas anuais (exceto a raiva) tenho retomar todo o procedimento? Como proceder?

O ideal é que o Francisco passe por uma avaliação com o Médico Veterinário para a elaboração do esquema vacinal de acordo com o estado de saúde em que ele se encontra e com o histórico de vacinação e de desafios a que o organismo dele é submetido.

Colocar as vacinas em dia é de extrema importância para a saúde de seu animal.

Vacinação de cachorro

Importância da vacinação em cachorros

6) Solano foi castrado aos 5 meses, porém só havia um testículo. Ao completar 10 meses começou a miar muito de madrugada, marcar território e ficou agressivo com outros machos castrados da casa. O que fazer?

Resposta do Veterinário:

O recomendado é levar o Solano para ser avaliado por um médico veterinário e ver se essa agressividade dele é simplesmente comportamental, do temperamento dele ou se está assim devido a alguma alteração sistêmica.

Alguns gatos são mais ariscos e não se socializam bem nem com outros animais nem com seus próprios donos.

Uma boa avaliação e exames complementares vão ser de grande importância.

7) Boa noite! Meu esposo e eu vamos adquirir um filhotinho de Pitbull, já está reservado aguardando o desmame. Gostaria de saber qual a melhor forma de ensiná-lo a fazer as necessidades no lugar certo. Obrigada!

Resposta do Veterinário:

Para ensinar ao filhote o lugar certo de fazer as necessidades é preciso ter paciência e disponibilidade para educá-lo.

Toda vez que o animal fizer as necessidades no lugar errado, vocês devem chamar a atenção dele, mudando tom de voz e dar um castigo (não fazer carinho) e, todas as vezes em que o animal acertar o lugar, devem fazer festa, mostrar que estão felizes.

A correção deve ser no momento em que cometeu o erro, pois depois disso o animal não vai conseguir entender o que está acontecendo.

Existem hoje em dia no mercado, alguns produtos que servem para auxiliar nesse período de aprendizagem, tais como os tapetinhos higiênicos e produtos que sinalizam onde pode fazer o xixi e onde não pode. Mas devemos sempre lembrar que esses produtos não educam sozinhos os animais, eles apenas ajudam.

8) A Nina tem em média 20kg e 500gm se eu der o bravecto até 20 kg vai proteger ou tenho que mudar pra outra faixa de kilogramas?

Resposta do Veterinário:

Para o peso da Nina, o recomendado é que utilize o Bravecto de 20-40kg. Na caixa dele tem a foto de um Pastor Alemão, assim ela realmente estará protegida.

9) Boa noite! Gostaria de saber se carregando o cachorro ele se acalma, pois o meu Fred já me mordeu várias vezes e dessa última, que tem duas semanas, a coisa ficou feia. Tudo bem que pisei nele, mas acho que mesmo assim ele não deveria me atacar como o fez. Desde já obrigada.

Resposta do Veterinário:

No caso do Fred, temos que entender o que está levando à agressividade. Uma boa avaliação médica e realização de exames vão ajudar a ver se está tudo bem com ele ou se tem algum motivo para estar assim.

O uso de florais, podem trazer bons resultados quando utilizados de maneira correta e constante. Não trazem resultados imediatos, mas com o tempo vai ajudar bastante e não tem contra indicação.

Sendo assim, recomendamos que leve o Fred ao médico veterinário para um check up e indicamos também o uso dos florais.

CAchorro no colo se acalma

10) Meu cachorro Bobby está com um sangramento no nariz, só que já dei remédios caseiros e não adiantou. Só sai sangue quando ele está deitado. Ele dorme na cama comigo, e eu queria saber também de quanto em quanto tempo dar banho.

Resposta do Veterinário:

O Bobby deve ser levado ao médico veterinário para diagnosticar a causa desse sangramento e estabelecer o melhor tratamento para ele.

Existem inúmeras patologias que podem provocar essa sintomatologia e realização de um bom exame clínico e exames complementares será de extrema importância.

Com relação à frequência de banhos, cada cão apresenta um tipo de pelagem diferente, sendo assim, a necessidade de banho e tosa podem variar. Hoje em dia banhos semanais já são recomendados.
Cães de pelos longos, vão precisar de ser escovados diariamente para evitar que o pelo embole e vão necessitar de tosa principalmente nas épocas mais quentes.

O banho e a tosa vão ajudar na higiene do animal ajudando assim na prevenção de doenças.

11) Dr. Max meu pet há mais de um ano sofre de alergia na pele ainda não diagnosticada. São feridinhas avermelhadas na pele, com queda generalizada dos pelos. Em algumas regiões já é bem visível a falha do pelo, coceira, e tipo uma pontinha de pus na feridinhas. Ah! ano passado outro veterinário me recomendou trocar a ração para hipoalergênica eu não mudei.. e diante tantas outras mudanças essa foi a única que não fiz e ele não melhora. O que o senhor acha?

Resposta do Veterinário:

O ideal é realmente que o Ted seja avaliado e acompanhado por um médico veterinário. A realização de exames complementares será de extrema importância para definição do diagnóstico.

Os tratamentos dermatológicos, em sua maioria, são demorados e exigem paciência. Alguns animais apresentam dermatite atópica, que é uma inflamação da pele, onde um dos principais sintomas é a coceira e não existe cura, apenas controle para evitar as crises.

A alergia alimentar também pode apresentar esses sintomas. Não existe um exame para detectar se é alergia alimentar. O diagnóstico é feito a partir de exclusão, por isso indicamos troca da ração por uma hipoalergênica.

Com uma boa avaliação clínica e a realização de exames complementares o médico veterinário poderá chegar ao diagnóstico.

12) Gostaria de saber se injeção dá câncer. Ainda não consegui castrar

Resposta do Veterinário:

O uso de anticoncepcionais é extremamente contra indicado, pois podem favorecer o aparecimento de neoplasias e predispor a piometra (infecção uterina).
O recomendado realmente é a castração, forma mais segura de evitar a gestação.

Pergunte ao Dr. Max

Fazer Pergunta ao Dr. Max