Histórias de amizade entre moradores de rua e seus cães

em

O ritmo frenético das ruas de São Paulo faz com que muitas belezas não sejam notadas. A pressa e a indiferença podem anular do campo de visão um graffiti, um prédio histórico, um jardim florido e até mesmo milhares de pessoas que fazem das calçadas suas casas. Mas essas pessoas muitas vezes invisíveis (e com relações ainda mais invisíveis) não passaram despercebidas aos olhos atentos do fotógrafo Edu Leporo. Interessado em registrar pessoas em situação de rua ao lado de seus cães, durante três anos o fotógrafo especializado em animais frequentou praças, calçadas e viadutos da capital paulista para documentar a profunda relação de amizade entre eles.

“Como é a vida dos cães que vivem nas ruas?” Em 2012, o Elu Leporo decidiu procurar, com sua câmera, a resposta para esta pergunta. O resultado até agora são seis exposições já realizadas em São Paulo e o lançamento do livro Moradores de Rua e Seus Cães, que traz fotografias e 19 histórias de amizade. “Eu sempre via cães de ruas com seus tutores e eu queria saber como era a vida deles: como eles se viravam, como viviam, como faziam para comer, dormir, beber etc”, afirma Leporo, que promoveu uma campanha de financiamento coletivo para o lançamento da obra.

Segundo ele, no início do projeto, os tutores dos animais ficavam um tanto reticentes com a produção dos retratos. “À princípio, eles me perguntavam por que eu estava fotografando, mas aos poucos eles acabavam até curtindo a ideia. Eu dizia para eles que queria mostrar para o público que eles eram pessoas do bem e que cuidavam bem de seus animais, porque muita gente diz que esses animais são maltratados”, declara.

Mais que livro e exposições, a ideia de Leporo também virou o projeto social MRSC, que pretende levar algo além das histórias e da fotografia. Depois de algum tempo registrando essas histórias, Edu Leporo começou a receber doações de ração e kits de higiene. “Eu comecei a distribuir tudo isso. Hoje, a gente faz mutirões para distribuir ração, coleiras antipulga, guias, vermífugos para os animais e também kits de higiene para os moradores de rua”. Outro objetivo do projeto é ampliar a conscientização sobre a importância da castração do animal na condição de rua e promover ações de castração.

Parte da renda da venda do livro Moradores de Rua e Seus Cães vai custear essas ações voltadas ao bem estar dos animais de rua. Algumas das histórias publicadas nas 140 páginas podem ser conferidas no blog pessoal de Edu Leporo.

Conheça também a história de um homem que largou tudo para cuidar de cachorros condenados.

anda-banner-468x60