Meu cão está com a pele vermelha, coceira e caroços – qual é o problema?

em

Existem inúmeras razões pelas quais seu cão apresenta pele vermelha e coceira. Alergias, parasitas e vários micróbios podem ser a fonte do desconforto, resultando em inflamação e perda de pelo. Ver o cachorro com manchas vermelhas na barriga e coçando sempre deixa os pais bastante incomodados, às vezes desesperados para encontrar uma solução.

Se o seu cão apresenta algum destes sintomas, você pode fazer perguntas e tirar dúvidas com um Médico Veterinário  clique aqui .  Pergunte ao Dr. Max  é um serviço cortesia oferecido aos usuários do Farejapet.

A seguir, damos uma visão geral de algumas das causas da coceira do seu cão e algumas sugestões de possíveis soluções.

Alergias

Veterinários relatam que as alergias de pele são a razão número um das visitas de seus pacientes cães. A coceira e os arranhões, associados com alergias, muitas vezes levam à perda de pelo, vermelhidão e inflamação. Alguns cães arranham e mordem tanto a si mesmos que causam feridas abertas em seus corpos, que podem ficar infecionadas.

Os cães podem ser alérgicos a praticamente qualquer coisa – grama e pólens de árvores, poeira em sua casa, até mesmo seu próprio alimento. Consultar com seu veterinário pode ajudá-lo a determinar a causa das alergias do seu cão, mas cabe a você ajudá-lo a superar seus sintomas e aliviar o desconforto que sente diariamente.

Você também pode banhar seu cão com um shampoo de aveia caseiro ou adquirir um shampoo todo natural à base de aveia formulado especificamente para cães com alergias. A aveia coloidal para cães no shampoo contém hidratantes naturais e propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar a coceira associada com alergias e picadas de insetos.

Se o problema no seu cachorro está localizado em apenas uma área de seu corpo, usar um spray de clorexidina pode parar instantaneamente a vermelhidão e desconforto que ele está sentindo em seus pontos de coceira.

Sarna

Se você adotou ou adquiriu recentemente um filhote de cachorro ou mesmo um já adulto, seu animal pode ter vindo para casa trazendo algum tipo de sarna. Existem normalmente 2 tipos de ácaros da sarna que infectam os filhotes de cachorro desnutridos, mal cuidados e muitas vezes esses ácaros estão presentes em seu local de abrigo.

  • Os Ácaros Demodex  não são contagiosos. Esses bichos microscópicos vivem nos corpos de todos os cães saudáveis, obtendo seu alimento de pele morta e células dos pelos. Somente quando o animal tem o sistema imunológico comprometido por alguma doença ou desnutrição e o corpo não consegue naturalmente descartar estes pequenos insetos, eles se multiplicam de forma descontrolada, gerando uma situação intolerável. Você verá cães com perda de pelo e pele vermelha, inflamada e muitas vezes infectada, porque o demodex ficou fora de controle.
  • Ácaros Sarcoptes são uma infestação muito mais grave do que demodex, porque estes ácaros são contagiosos para os seres humanos. Cães com sarna sarcóptica apresentam a mesma perda de pelo, e pele inflamada que você vê nos casos de demodex. No entanto, sarcoptes é muito mais prejudicial e desconfortável para o cão e, cães infectados muitas vezes ficam correndo, com feridas abertas e infectadas e pele rachada pela coceira grave que ocorre com esta doença.

Apenas o seu veterinário, examinando uma raspagem da pele sob um microscópio, pode ajudá-lo a determinar que tipo de ácaro está infectando seu cão. Banhos medicinais e mergulhos dados ao longo de um período de várias semanas são tipicamente prescritos por veterinários, e seu filhote pode precisar de antibióticos se qualquer infecção da pele é notada.

Pulgas

Todos os pais ou mães de cães odeiam pulgas! Esses pequenos parasitas vivem na pele do seu cão, jantam o seu sangue e, se você não for pró-ativo, elas entram na sua casa e infestam todas as criaturas vivas – incluindo você.

Você geralmente pode encontrar pulgas em seu cão se ele está constantemente arranhando ou mordendo a sua pele e você pode ver minúsculos pontos negros em movimento sob seu pelo. Alguns cães são tão alérgicos à saliva nas picadas de pulga que sua pele fica vermelha e inflamada e eles começam a perder o pelo. Esta condição é chamada dermatite alérgica a picadas de pulgas em cães.

Matar as pulgas com um shampoo antipulgas para cães e, em seguida, usando medicamento tópico anti pulgas de forma preventiva é realmente a única maneira de garantir que as pulgas – e os ovos – estão mortos.

Infecções da pele

As infecções cutâneas, também chamadas de Dermatite Atópica Canina, são geralmente o resultado de lambidas e arranhões por uma ou mais das razões que já discutimos. Causada por bactérias, leveduras ou fungos, uma infecção cutânea não tratada pode gradualmente tornar-se tão grave que a saúde do seu cão pode ser perigosamente comprometida. É por isso que sempre dizemos que se você notar feridas abertas, manchas escamosas ou áreas com sangramento na pele do seu cão, você precisa consultar seu veterinário.

Seu veterinário pode fazer exames de sangue, raspagens de pele e culturas de fungos para determinar a causa da infecção e recomendar remédios para curá-lo.

Ficou com dúvidas?

>>>>>> Clique aqui e Pergunte ao Dr. Max

Um cão saudável e livre de coceiras é um cão feliz … e o que mais poderia qualquer pai ou mãe de um animal de estimação desejar?

Fonte: www.happytailsspa-blog.com