6 Dicas para Cães e Fogos de Artifício durante as Festas Juninas

em

Para a maioria dos brasileiros, as festas juninas são um momento de diversão, com muita música, dança, comidas típicas e muita animação. No entanto, para nossos peludos de quatro patas, podem ser dias de alto estresse e ansiedade. Pelo menos 40% dos cães experimentam ansiedade de ruído.

Pergunte ao Dr. Max

Pergunte ao Veterinário

Durante as festas juninas, é comum adultos e crianças soltarem foguetes, bombas, traques e busca-pés. Não é de admirar que esse seja o período mais movimentado para abrigos de animais e hospitais veterinários.

Para ajudar a manter seus cachorros seguros durante as festas juninas, passamos algumas dicas e truques para manter seu cão feliz.

1) Você não deve reforçar o medo. Se você confortar o seu cão quando ele tem medo, não o incentivará a pensar que o comportamento assustado é apreciado. Com o seu carinho e conforto ele saberá que pode contar com você para se sentir tranquilo.

2) Nos primeiros sinais de medo, começar uma sessão de brincadeira com seu brinquedo favorito ou oferecer um petisco delicioso, ajuda a mudar sua ideia do que significam os sons dos fogos de artifício. O objetivo é associar ao som dos fogos de artifício o significado de que coisas boas estão acontecendo para seu cachorro.

3) Não leve o seu cão para uma exibição de fogos de artifício. Cães não apreciam o visual como nós fazemos e não é seguro ter um cachorro em uma grande multidão de pessoas enquanto você está distraído.

4) Deixe seu animal de estimação escolher um lugar para se instalar. Se está escondido atrás de um armário, no chuveiro ou sob uma mesa perto de você, deixe-o ficar lá. Você pode levar um petisco gostoso (se ele não estiver muito estressado para comer) ou tentar acariciá-lo de forma tranquilizadora. Simplesmente não o arraste para onde você acha que ele ficaria mais confortável.

5) Antecipe a possibilidade de seu animal de estimação sentir medo e mantenha-o em um lugar confortável, com música, para ajudar a minimizar um pouco os ruídos.

6) Recomendamos fortemente os proprietários dos animais de estimação que se tornam realmente em pânico, consultar o seu veterinário para encontrar algo para ajudar com a ansiedade relacionada ao ruído. Se você acha que seu cachorro pode estar um pouco nervoso ou com medo, trabalhar com seu veterinário mais cedo pode ajudar a prevenir o pânico no futuro.
Esperamos que você e seus amigos peludos se divirtam com segurança durante essas festas juninas!

Se tiver dúvidas, fique à vontade para fazer perguntas ao nosso veterinário clicando aqui.