Como fazer o seu cachorro parar de morder a guia quando caminha

em

Muitos de nós, adora caminhar com o cachorro mas, com frequência, observamos um cachorro, na maior alegria, puxando e mordendo a guia e transformando o passeio em um verdadeiro “cabo de guerra”. Pode ser frustrante e até machucar o braço! Então, o que fazer para resolver esse problema?

Neste artigo, damos algumas dicas de como treinar o seu cachorro para ser o melhor companheiro na hora da caminhada.

1. A primeira coisa a fazer é ser proativo! Isso significa: não espere até que o seu cachorro puxe a guia e dite a direção. Inicie o treinamento pedindo ao cachorro que olhe pra você e comece a caminhar pequenos trechos que serão, eventualmente, incrementados a cada treinamento.

O cachorro deve ser recompensado por caminhar com você e não por puxar a guia. No final, queremos dar muitos passos entre as recompensas. O primordial é dar a direção ao seu cachorro.

Cachorro-guia-5

2. Recompense o seu cachorro com petiscos por caminhar com você e não pela guia. Também é interessante, durante o treinamento, misturar alguns comandos como senta, deita, deixa e, conforme mencionado acima, reforce sempre o contato visual.

3. A maioria das vezes, os cachorros mordem a guia porque é divertido. Por isso, temos que mostrá-los que é mais divertido fazer o que pedimos. Assim, quando você pedir ao seu cachorro que faça algo, certifique-se em dar-lhes ótimas recompensas que podem ser em forma de comida ou de brinquedo (nessa situação, provavelmente, petiscos são o mais fácil para a maioria das pessoas).

Cachorro mordendo a guia

Cachorro mordendo a guia

4. Por último, é uma ótima ideia dar um brinquedo equivalente a uma correia, corda ou cordão para brincar. Pode ser uma corda de pular, mas algo que seja usado especificamente para brincar. Você pode ainda ensiná-lo como deixar cair a corda. Lembre-se de, após brincar, guardar o brinquedo longe do acesso do cachorro.
Brincando de puxar a corda, ajudará a preencher a necessidade do seu cachorro de puxar e morder, diminuindo a frequência que ele o fará durante as caminhadas.

Cachorro brinca com a corda

Cachorro brinca com a corda

As suas caminhadas serão muito mais prazerosas! Isso, com certeza!

No guia Como Adestrar seu Cão em Casa, a especialista em Comportamento Animal e apaixonada por cães Liana Rizel reúne técnicas de Adestramento Positivo que podem ser aplicadas por qualquer pessoa que seja apaixonada por cachorros.

Fonte: positively.com

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Confira 10 dicas sobre adestramento de cães

Confira 10 dicas sobre adestramento de cães

Porque o seu cachorro late tanto? A resposta é uma destas!

Porque o seu cachorro late tanto? A resposta é uma destas!

 

Seu cão avança em outros cães Quando saem para passear?

Seu cão avança em outros cães Quando saem para passear?