10 alimentos de humanos que você deve oferecer ao seu cão

em

Fonte: LittleThings

Se você é dono de um cão, quer dar o que há de melhor para mantê-lo em forma e com a saúde perfeita.

Mas você também sabe o quão é difícil resistir àqueles grandes olhos suaves, quando estão debaixo da mesa olhando para você, implorando para provar pelo menos um pedacinho do que você está comendo. Às vezes, talvez mais vezes do que você gostaria de admitir, você deu-lhes um pouco de algo do seu prato.

Há todos os tipos de razões para não alimentar seus cães da mesa. Por um lado, isso incentiva maus hábitos, e em segundo lugar, há muitas coisas que comemos que são seriamente prejudiciais para a saúde dos cães. No entanto, outros alimentos humanos são realmente muito bons para eles.

Se você tem dúvidas sobre a alimentação do seu cão, Pergunte ao Dr. Max. Serviço cortesia do Fareja Pet para permitir aos seus leitores fazerem perguntas e receberem conselhos e dicas de Veterinários experientes.

Pergunte ao Dr. Max

Faça sua Pergunta

Algumas pessoas gostam de fazer a comida para os seus cães, mas para muitos proprietários de cães, isso não é possível devido ao tempo gasto e todo o trabalho necessário para fazer a comida. Além disso, existe abundância de alimentos para cães disponíveis lá fora, especialmente formulados para dar aos cães o equilíbrio certo de nutrientes de que necessitam.

É uma boa ideia complementar a comida do seu cão com alguns alimentos humanos listados a seguir. No entanto, não se esqueça de falar primeiro com seu veterinário, antes de introduzir novos alimentos para o seu cão.

1. Carne magra: Energia

Cães precisam de carne, pois fornece-lhes a maior parte de sua energia através de proteína.

Carnes magras como frango, carne de porco e boi também são grandes fontes de vitaminas B e aminoácidos, que impulsionam a energia e o metabolismo. Procure cortes sem gordura visível quando comprar carne para o seu cão, e evite dar carne moída, que normalmente tem um maior teor de gordura.

Também cuidado com os ossos de frango cozidos, já que eles podem lascar e causar problemas ferindo o seu intestino. Os ossos crus da galinha não oferecem o mesmo risco!

2. Salmão e atum: Pelo brilhante e sistema imunológico saudável

Peixes gordos como atum e salmão são muito bons por causa de seu alto teor de ácidos graxos ômega-3, o que é ótimo para cães por dentro e por fora.
Ajuda a manter um pelo brilhante e saudável, e também é ótimo para a função cerebral e para o sistema imunológico do seu cão.

Procure por peixe fresco quando comprar, e sirva cozido em vez de cru.

Como alternativa, você também pode adicionar óleo de peixe na sua alimentação regular.

3. Fígado: Vitaminas A, B e K

O fígado é uma fantástica fonte de vitaminas e ferro. Na verdade, ele pode conter muito mais dos nutrientes essenciais que seu cão precisa para seus músculos. Você pode adquiri-lo fresco no supermercado ou comprá-lo desidratado em lojas especializadas em alimentação para cães.

Os cães adoram fígado, mas certifique-se de não oferecer em grande quantidade, porque vitamina A em excesso é perigoso para eles. Doses não devem exceder 30 gramas para cães médios e grandes ou 15 gramas para cães pequenos.

4. Aveia: Digestão

Aveia é uma grande fonte de fibra, que faz a digestão fácil e confortável. O grão inteiro é melhor para a saúde do seu cão do que os grãos refinados.
É especialmente bom para cães mais velhos que têm problemas digestivos. É muito boa para cães com alergias de trigo.

Cozinhe a aveia da maneira que você faria para si mesmo, mas não se esqueça de resfriá-la antes de servir ao seu cão. O cereal quente pode queimar suas bocas!

5. Salsa: Respiração fresca

Se o seu cão tem respiração mal cheirosa, pique algumas colheres de sopa de salsa fresca e adicione ao alimento do seu cão para neutralizar o odor.

Além de refrescar a respiração do seu cão, a salsa também é uma boa fonte de potássio e cálcio.
6. Ervilhas: Potássio
O potássio é um mineral crucial para a saúde geral dos cães, assim como é em seres humanos.

Elas também contêm fósforo e vitamina B, e são um complemento para adicionar às refeições do seu cão: basta derramar um punhado em sua tigela!

7. Cenouras: Dentes Saudáveis

As cenouras são grandes deleites para cães, não somente por causa de todas suas vitaminas, mas também porque sua natureza dura é ótima para tirar placas de tártaro dos dentes do seu cão. Se não forem retiradas, as placas podem levar à deterioração dos dentes e infecções.

As cenourinhas são perfeitas, especialmente para cães menores, porque são de tamanho fácil para manusearem e não precisa descascar.

8. Algas Nori: Metabolismo

Nori é uma alga seca, popular na culinária japonesa e muitas vezes encontrada envolta em rolos de sushi.
É rica em fibras e vitaminas C e E. Além disso, seu conteúdo de clorofila também é bom para a regulação do metabolismo, o que é perfeito para manter o seu cão em forma.

9. Iogurte ou queijo cottage: Cálcio

Produtos lácteos como estes são uma grande fonte de cálcio para a saúde dos ossos e dentes, e iogurte e kefir têm o benefício adicional de se serem probióticos para um trato digestivo saudável.

Certifique-se de optar pelo tipo sem adição de adoçantes ou frutas. Para iogurtes e queijos, procure sempre as variedades desnatadas ou com pouca gordura.

Antes de oferecer alimentos lácteos para o seu cão, certifique-se que ele não é intolerante à lactose!

10. Óleo de coco: proteína, imunidade e saúde da pele

Você já deve saber que o coco e o óleo de coco são alimentos maravilhosos para seu cão!

Flocos de coco não adoçados podem ser adicionados às refeições, assim como uma colher de óleo de coco. O óleo é ótimo para nutrir a pele e os pelos do seu cão, e também contém o monoglicerídeo monolaurina, que tem propriedades antibacterianas e antivirais. Além disso, é uma fonte elevada de proteína.

Estes alimentos são todos muito bons para cães (e seres humanos!), e podem ajudar na saúde do seu cão que merece uma vida longa e feliz. Lembre-se, sempre consulte o seu veterinário antes de alimentar o seu cão com coisas novas – e, por favor, COMPARTILHE estas dicas com outros donos de cães que você conhece!

Pergunte ao Dr. Max

Fazer Pergunta ao Dr. Max